Horta Em Casa: 20 Ideias e Dicas para Você Montar a Sua Pequena Horta!

Ter uma horta em casa é uma delícia, além de propiciar a nós e a nossos familiares temperos e hortaliças sempre fresquinhos e sem agrotóxicos.

O mais bacana é que esse é um tipo de jardinagem bastante democrático. Ou seja, mesmo quem não tem muito espaço ou jeito com as plantas pode ter a sua horta em casa.

Afinal, a maioria das ervas, temperos e hortaliças são fáceis de serem mantidas – e podem funcionar muito bem em um jardim vertical ou até em um cantinho da cozinha. Já está convencido de montar a sua horta?

Então veja as dicas e ideias que separamos!

1 – Monte os vasinhos corretamente

A horta em vasos é muito comum, e uma das melhores opções para quem não tem muito espaço, ajudando a compor os jardins verticais.

Mas é importante ficar de olho em como montar o seu vasinho, principalmente dependendo do tipo de espécie que você vai plantar.

Uma preparação básica é essa da imagem que conta com um vaso com furo na parte debaixo (para escoar a água), pedaços de telha sobre uma pedra, 1/3 de pedra ou argila expandida (garantindo uma boa drenagem), uma camada de areia (para ajudar na filtragem) e terra suficiente para as raízes crescerem.

2 – Escolha a disposição de acordo com o seu espaço

Existem muitas maneiras de montar a sua horta caseira, mas é sempre importante analisar o espaço que você tem disponível.

Reaproveitar as caixas de madeira ou até gavetas antigas pode deixar a sua horta mais charmosa e diferenciada.

Só tome cuidado para que haja espaço suficiente e, claro, para escolher as plantinhas de acordo com as características de luminosidade e de ventos do seu ambiente.

3 – Pense em fazer uma horta hidropônica

A hidroponia consiste no cultivo de plantas cujas raízes ficam submersas na água adicionada de alguns nutrientes para seu pleno crescimento e desenvolvimento.

Para quem não tem muito espaço, é possível fazer uma horta hidropônica vertical reaproveitando os canos de PVC.

Essa leve inclinação e o zig zag da imagem é importante para que a água possa correr, bem como o tambor e a proximidade com uma tomada (porque é preciso ter uma bomba).

4 – Plante tomatinhos cereja

Quando falamos em hortas caseiras, muitas pessoas logo pensam nos temperos, como manjericão, ou nas hortaliças. Mas que tal investir no tomate?

O tomatinho cereja é pequeno e pode funcionar mesmo em espaços menores. Você precisará, contudo, plantá-lo em um local arejado e com bastante sol direto (pelo menos 4 horas por dia).

Além disso, escolha vasos com mais ou menos 40cm de altura, faça o plantio na primavera e regue com frequência, mas sem deixar a terra muito úmida.

Continue vendo…


Artigos Relacionados!


Antes de você ir...
Que tal baixar a nossa Apostila GRATUITA com 10 Moldes de Corujas!?

Os moldes estão em tamanho real e prontos para impressão. Facilite o seu dia a dia!

Digite o seu melhor e-mail na caixa abaixo e clique no botão...
x