Anúncios

10 Ideias de Jardinagem Para Transformar a Varanda do Seu Apartamento!

Anúncios
Anúncios

As varandas estão cada vez mais presentes nas plantas dos apartamentos, conferindo um charme adicional à decoração e um espaço de convivência para quem mora nesses locais.

Com isso, muitas pessoas estão em busca de dicas e ideias para tornarem suas varandas mais agradáveis e bonitas, ampliando as possibilidades de usos.

Ter um jardim nesse espaço é uma ideia bastante interessante, principalmente para quem é fã de jardinagem e não pode contar com um quintal.

Se esse é o seu caso, veja algumas ideias e inspirações que trouxemos e que podem ajudar a tornar a sua varanda um espaço ainda mais charmoso para aproveitar o dia. Confira!

1 – Use trepadeiras nas paredes

Os jardins suspensos e verticais estão na moda, porque além de bonitos permitem que você aproveite melhor o espaço da sua varanda.

Se a ideia é que o local sirva de convívio para a sua família, como um ambiente de relaxamento, e ainda conte com as suas plantinhas, essa é uma ótima saída.

Existem muitas espécies que podem ser usadas, sendo a samambaia a preferida. Além dela, você pode cultivar orquídeas e até primaveras, que trazem um colorido todo especial.

2 – Reaproveite uma escada

A falta de espaço das varandas é uma realidade para muitas pessoas, o que torna difícil ter vasos grandes, pesados e robustos.

Mas, com um pouco de criatividade é possível “driblar” essa situação. Veja essa ideia que simples.

Use uma escada (daquelas pequenas) e adicione algumas tábuas de madeira, depois é só colocar seus vasinhos favoritos. Discreta e charmosa essa é a opção ideal para quem não deseja ocupar muito espaço e ainda ter um jardim sempre bonito.

3- Plante árvores frutíferas

Se você é daqueles que acredita que apenas espécies pequenas podem fazer parte da sua varanda, está muito enganado.

As árvores frutíferas têm sido opções muito usadas por paisagistas, oferecendo beleza e ainda frutas deliciosas para os moradores.

É claro que é preciso atenção na hora de escolher as mudas, dando preferência às versões miniaturas e que consigam crescer em vasos, como é o caso da jabuticabeira.

4 – Misture os elementos

Uma varanda bonita e com um belo paisagismo é aquela que consegue misturar elementos de forma adequada, favorecendo o conforto.

Por isso, não tenha medo de usar madeiras, pedras e plantas de espécies, tipos e alturas diferentes.

Vasos grandes, pequenos, de materiais e cores diferentes também podem ajudar a dar esse charme extra a sua varanda.

5 – Crie um canteiro

Se a ideia das flores e plantas misturadas à sua decoração não lhe parece atrativa, é possível separar as áreas.

Criando um canteiro, você otimiza melhor o espaço, sem deixar de contar com um pouco de verde na sua decoração.

Se você não tem como fazer o canteiro igual da imagem, basta usar floreiras ou vasos semelhantes bem próximos.

6 – Aproveite os pequenos espaços

Muitas pessoas acreditam que só é possível ter um jardim em varandas amplas e espaçosas, mas não é exatamente assim.

Mesmo as varandas pequeninas podem ficar muito mais charmosas com o uso de algumas espécies.

Para aquelas bem pequenas, vale a pena aproveitar cada “cantinho”, seja usando alguns vasinhos, ou ainda pendurando alguns itens nas paredes.

7 – Reaproveite seus móveis

Outra forma muito bacana de usar as plantas nas varandas pequenas é dando novos usos aos móveis de casa.

Uma estante ou prateleira, por exemplo, podem ficar muito bonitas todas floridas e ajudarem a deixar esse seu cantinho mais agradável.

Você ainda poderá usar mesinhas de canto, criados mudos ou até banquetas para ajudar a compor o ambiente.

8 – Brinque com a iluminação

Uma varanda bonita e agradável também precisa ter uma iluminação adequada, permitindo que você aproveite esse espaço durante a noite.

Além disso, a iluminação correta ainda pode ajudar a valorizar as suas plantas e tornar o seu jardim mais bonito.

Mas, não é preciso fazer grandes projetos, na verdade, pequenos pontos de luz já ajudam e podem transformar qualquer ambiente.

9 – Traga conforto a sua varanda

Mais importante do que pensar em vasos e composições é tentar sempre prezar pelo conforto.

Afinal, a varanda costuma ser aquele cantinho especial onde relaxamos e descansamos da correria do dia a dia.

Por isso, invista nas suas flores favoritas, em espécies com perfumes agradáveis e em composições com tecidos que tragam essa sensação de conforto.

10 – Não tenha medo de ousar

Muitas pessoas ficam presas a regras de paisagismo e de decoração e se esquecem de que esse espaço será usado e aproveitado por elas mesmas e seus familiares.

Por isso, é essencial que ele ofereça conforto e esteja adequado as suas necessidades. Assim, não tenha medo de ousar e inclua elementos que são importantes e significativos para você.

A varanda vai ser usada para seus filhos brincarem? Use grama nesse espaço e torne-o ainda mais atrativo para os menores. Você tem alguma espécie favorita? Coloque-a no seu jardim.

Com essas dicas e ideias, ficou mais fácil transformar a sua varanda? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 1 Média de: 1]

No Responses

  1. Anônimo
  2. Anônimo
  3. Anônimo
  4. Anônimo
Anúncios