Anúncios

Flores para Jardim: 25 Espécies para Deixar a Sua Casa Mais Florida!

Um jardim bonito com certeza é sinônimo de uma área florida, colorida e bem cuidada. Por isso, escolher corretamente as flores para jardim é muito importante – definindo as espécies que melhor se encaixam nas características oferecidas pelo seu ambiente.

Anúncios


Assim, a principal dica, é ficar de olho na quantidade de luz, ventos e na temperatura do local onde o seu jardim se encontra. Pense também se o seu jardim vai ser interno ou externo – porque as condições podem variar e exigir espécies mais resistentes ou que se desenvolvam melhor à meia-luz, por exemplo.

Além disso, considere a sua própria disponibilidade. Se você não tem muito tempo, opte por flores para jardim que deem menos trabalho ou necessitem de cuidados menos intensos. Depois de considerar todas essas dicas, é só conferir as sugestões que separamos. Confira!

Ah e não deixe de ver até o final, pois lá tem um vídeo com várias flores para jardim para cultivar o ano todo e muitas dicas, você vai adorar cultivar em seu jardim.

1 – Lanterninha Chinesa

Também é chamada de sininho, campainha ou lanterna japonesa. Essa flor é ideal para quem quer ter um pequeno arbusto com uma carinha mais rústica.

Afinal, os galhos da planta crescem em direções variadas, dando uma sensação de que são pesados.

A altura varia entre 1,2m e 1,8m. A sua poda deve ser feita 1 vez por ano e a flor gosta de solo fértil, luz direta e regas regulares. Ela costuma florescer durante todo o ano.

2 – Abelha azul

Também chamada de Delfínio, essa flor é natural do hemisfério norte e atinge entre 90 a 120 centímetros de altura.

As flores variam entre tons de azul, rosa, branco e roxo. No Brasil, são indicadas para regiões mais frias e com altitudes superiores a 1200 m acima do nível do mar.

A Abelha Azul precisa de irrigação frequente e o solo deve estar sempre úmido (mas não encharcado).

3 – Primavera

É uma planta trepadeira bastante conhecida no país com nomes variados como: Bungavile, Pataguinha, Pau-de-roseira, Flor-de-papel, Roseta, Santa-Rita, Três-Marias etc.

Pode chegar até 6 metros de altura e é muito usada como cerca-viva ou em pergolados.

É preciso plantá-la em solo fértil e com bastante luz solar. A Primavera gosta de regas abundantes e floresce durante quase o ano todo.

4 – Margarida

Entre as espécies de flores para jardim, uma das mais procuradas e conhecidas, sem dúvida, é a margarida.

Como é uma flor rústica, não necessita de muitos cuidados – e por isso é comum vê-la em jardins públicos.

Para florir, a margarida precisa de solo fértil, composto de terra de jardim e terra vegetal e de regas regulares. Ela é resistente ao frio e se multiplica por meio da divisão das touceiras.

5 – Helicônia

A helicônia pode aparecer tanto nos jardins externos como em belos vasos decorativos.

O principal cuidado é plantá-la em locais quentes, pois essa planta não tolera o frio e acaba não resistindo em baixas temperaturas.

Também é preciso que a helicônia seja plantada em solo fértil e rico em matérias orgânicas, além de realizar regas regulares. Ela costuma florescer durante todo o ano.

6 – Sete Léguas

A sete-léguas é um tipo de trepadeira e que fica lindíssima em diversos pontos do jardim ou cobrindo um pergolado.

Ela tem um crescimento rápido e seus ramos podem atingir até 10 m de comprimento. Adora climas amenos e floresce durante todo o ano.

Como é uma planta vigorosa, precisa ser apoiada sobre suportes grandes e fortes. Ela precisa de podas no inverno e deve ser cultivada em sol pleno, solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares.

7 – Rabo-de-gato

São flores que lembram rabos de gatos e por isso recebem esse nome. Elas chegam até 30 cm e possuem uma folhagem densa.

Essa flor também é conhecida como Acalifa ou Acalifa-rasteira.

É preciso plantá-la em sol pleno e solo fértil. A rabo-de-gato não suporta geadas e frios intensos.

8 – Hibisco

O hibisco é uma das flores para jardim mais cultivadas no Brasil. Símbolo do Havaí, essa planta possui um rápido crescimento, além de muita beleza.

Existe um grande número de variedades de hibisco com folhas estreitas ou largas e flores de diversos formatos e cores.

A floração acontece todo o ano. É preciso cultivar o hibisco a pleno sol, em solo fértil (enriquecido com matéria orgânica) e adubar periodicamente.

9 – Rosa sempre florida

Como o próprio nome sugere, essa rosa dá flor o ano todo e suas florações, embora não sejam muito abundantes, são extremamente ornamentais.

Essas rosas costumam crescer verticalmente e por isso são usadas em locais estratégicos como na porta da entrada de casa, em cercas etc.

Para florir durante o ano inteiro, ela precisa de sol pleno, solo rico em matéria orgânica e regas duas vezes por semana.

10 – Mini rosas

As mini rosas são ótimas flores para jardim em espaços pequenos ou para serem plantadas em vasos e jardineiras.

Elas alcançam em média 40 cm e existe uma grande variedade de cores como rosa, laranja, amarelo, branco etc.

Precisam ser plantadas em solo fértil e com regas diárias até a floração. Terminada a floração, é preciso manter a terra um pouco mais seca. As mudas devem ser plantadas com espaçamento de 30 cm.

11 – Petúnias

A Petúnia possui um florescimento vistoso com início no fim do inverno até a primavera.

As flores podem ter diversas formas e são encontradas nas cores vermelha, branca, rosa, roxa e violeta.

Precisa ser cultivada em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, e com irrigações periódicas.

12 – Begônia-de-jardim

Essa é uma flor lindíssima e que pode ser cultivada tanto em sol pleno como a meia-sombra.

A begônia-de-jardim é um tipo melhorado da begônia tradicional, permitindo que ela saia do vaso para enfeitar outros locais.

Essas begônias precisam de solo fértil enriquecido com matéria orgânica e regas regulares. Com o tempo podem perder seu vigor e precisam ser trocadas anualmente.

13 – Ave do Paraíso

Também conhecida como Flor-da-rainha e Estrelitza, a Ave-do-Paraíso é uma espécie de corte e que se adapta muito bem a jardins simples.

Ela pode ser usada em projetos diferenciados de paisagismos e possui um visual lindíssimo com arbustos e flores alaranjadas.

A Ave-do-Paraíso precisa ser plantada em solo rico em matérias orgânicas e bem drenado, além de plena luz solar.

14 – Lírio da Paz

É a espécie ideal de flores de jardim de inverno porque se desenvolve muito bem em locais de sombra.

Aliás, a folhagem verde-escura (que é característica do Lírio da Paz) só acontece por causa da falta de luz.

Assim, o ideal é escolher espaços de meia-sombra ou sombra total, com solo fértil e boa drenagem.

15 – Alegria-dos-jardins

A alegria-dos-jardins também é chamada de Sálvia e é uma planta subarbustiva que costuma murchar no inverno mas brota novamente na primavera.

Suas flores tubulares atraem os beija-flores e as borboletas, deixando os jardins ainda mais bonitos e vistosos.

Para se desenvolverem, essas plantas precisam de sol pleno e regas regulares. A poda precisa ser feita após o florescimento.

16 – Antúrio

O antúrio é uma das flores para jardim mais tradicionais, sendo uma das mais escolhidas para locais menos iluminados.

Hoje, devido ao melhoramento genético, é possível encontrar antúrio de diversas cores, como rosa, vermelho, salmão, verde, chocolate e branco.

O antúrio precisa ser plantado em meia-sombra com substrato rico em matéria orgânica, regras frequentes e adubação adequada para florescer.

17 – Borboletinha

A borboletinha é uma flor exótica que lembra as orquídeas, com florescimento na primavera.

Dependendo do cultivo, as flores podem ser de cor sólida ou em degrade de rosa, branco, salmão, lilás, vermelho e com marcações que variam do amarelo claro ao laranja.

O ideal é cultivá-las em canteiros em conjunto com outras flores, como as petúnias. Podem ser plantadas em vasos ou jardineiras. Elas se desenvolvem bem em meia-luz ou sol pleno, em solo enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

18 – Amor-Perfeito

Também chamada de viola tricolor essa é uma flor muito popular por ser bonita e fácil de cuidar.

Ela é uma planta rasteira, que cresce até 15 cm e pode ser plantada em vasos, jardineiras ou canteiros.

O amor-perfeito se desenvolve sob luz solar direta ou em meia-sombra, em solos ricos em matéria orgânica e com regas frequentes.

19 – Copo-de-leite

Hoje é possível encontrar copos-de-leite de cores diferentes além do branco, como em tons de vermelho, roxo, amarelo e laranja.

O ideal é cultivar essa planta em grupos e especialmente em locais úmidos.

O copo-de-leite exige solos ricos em matérias orgânicas e permanentemente úmidos. Precisa ser cultivado em pleno sol ou meia-sombra.

20 – Maria sem vergonha

É uma das flores para jardim mais procuradas porque são fáceis de manejar e costumam florescer durante todo o ano.

Elas contam com uma infinidade de cores e ajudam a deixar qualquer jardim mais colorido e bonito.

A melhor época para plantá-las é na primavera e se desenvolvem na sombra ou meia-sombra. O solo precisa ser fértil e bem drenado e a flor exige regas frequentes, além de replantio anual.

21 – Astromélia

A Astromélia é excelente para jardins pequenos. Ela é uma flor muito bonita e com várias cores, por isso também costuma ser plantada em vasos para dentro de casa.

Essa planta é conhecida por vários nomes como: madressilva brasileira, madressilva de canteiro, lírio miniatura, lírio peruano, carajuru etc.

O plantio deve ser feito em luz plena ou meia-sombra, em solo adubado e regas constantes. A planta não se desenvolve em locais com baixas temperaturas e geadas.

22 – Flox

A Flox é originária do Texas, Estados Unidos, e mede cerca de 30 cm. Sua floração tem início no fim do inverno e atinge o auge na primavera.

Essa é uma flor muito atrativa para as borboletas e se desenvolve em belos maciços, em gramados e em vasos.

Precisa ser cultivada em solo fértil, sempre a pleno sol e com regas regulares. É uma flor que aprecia o frio e não tolera temperaturas muito quentes, sendo ideal para as regiões mais frias do país.

23 – Verbena

Com flores miúdas, a verbena é uma excelente escolha para quem deseja trazer mais delicadeza ao jardim.

Ela é uma planta nativa da América do Sul e que se desenvolve muito bem no clima do Brasil.

A verbena gosta de solos ricos em nutrientes e com boa umidade. Precisa ser cultivada em sol pleno e com regas regulares. Ela tolera bem o frio e pode aparecer junto de outras flores para jardim.

24 – Capuchinha

A capuchinha é uma espécie conhecida em diversas culturas por ser uma planta multifuncional. Além de enfeitar os jardins, ela possui uso medicinal e culinário.

As flores podem ser encontradas nas cores amarela, laranja ou vermelha e possuem um sabor picante, ótima para saladas, sucos e finalização de pratos.

Com floração na primavera e verão, a capuchinha pode ser plantada em vasos e jardineiras ou em canteiros. Precisa ser cultivada em pleno sol, solo fértil e com regas periódicas.

25 – Azaleia

A azaleia é uma planta fácil de cuidar com floração abundante. Pode ser plantada em vasos, jardineiras, canteiros e cerca-vivas.

Precisa ser cultivada em pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal e com regas regulares. Elas apreciam o frio e podem ser podadas ao final da floração.

Veja várias flores para jardim e muitas dica para cultivar o ano todo!

Ainda está em dúvida de qual flor colocar em seu jardim? Assista o vídeo e decida-se de uma vez por todas qual planta colocar em jardim.

Depois deste guia completo de flores para jardim, ficou mais fácil escolher as melhores espécies para sua casa?

Quer saber mais sobre jardinagem, então não deixe de conferir nossos outros artigos clicando aqui!

Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 12 Média de: 4.7]
Tags:,
Anúncios

Quer Moldes Grátis!?

Receba Diretamente no seu email junto com o Passo a Passo Completo!

Quer Moldes Grátis!?

Receba Diretamente no seu email junto com o Passo a Passo Completo!