Home » Ideias » Presente de Natal Para Família: 15 Sugestões e Várias Dicas Para Agradar Todo Mundo!

Presente de Natal Para Família: 15 Sugestões e Várias Dicas Para Agradar Todo Mundo!

Escolher o presente de Natal para a família nem sempre é uma missão simples. Se você tem uma família grande, a situação é ainda mais delicada, afinal são várias pessoas para presentear – e cada um com sua própria personalidade e desejo.

Além disso, não podemos nos esquecer do orçamento. Pois, com tantos presentes, é fácil acabar gastando além da conta e se endividando no fim do ano. Para não sofrer com isso, a principal dica é se planejar com antecedência.

Faça uma lista com todos os presentes de Natal para a família e estipule um teto máximo que poderá gastar, assim será mais fácil presentear a todos, sem acabar com problemas. Quer mais dicas? Siga conosco!

Presente de Natal Para Família

Presente de Natal Para Família

O que dar de presente de Natal para a família?

Antes de sair às compras, faça uma lista com todos os presentes que você precisa comprar. Afinal, não tem nada pior do que, em cima da hora, descobrir que se esqueceu de alguém e ter que recorrer a lembrancinhas genéricas.

Pense que, mais importante do que o valor do presente, é o ato de presentear. Ele demonstra que você lembrou da pessoa e que tem bastante consideração por ela. Então, mesmo que você compre algo mais baratinho, sempre tenha carinho nesse momento, buscando algo que tenha relação com o estilo e a personalidade do presenteado.

Avalie a sua lista de parentes e considere: a idade da pessoa a ser presenteada, o estilo dela, os hobbies, o que mais gosta de fazer, a profissão e outros pontos que ajudem a direcionar melhor a sua escolha.

Para os pais, filhos e parentes mais próximos, reserve um valor maior, assim você poderá dar um presente melhor a essas pessoas queridas.

Na hora de presentear as crianças, prefira os brinquedos. Afinal, é exatamente isso que elas esperam ganhar no fim do ano. Lembre-se de considerar a idade, escolhendo presentes adequados à faixa etária e que sejam seguros.
Crianças pequenas, por exemplo, não devem ganhar presentes com peças pequenas, porque elas podem ser engolidas.

Se for possível e você tiver tempo disponível, que tal adicionar um cartão de Natal a cada presente? Assim, você tornará o presente ainda mais especial. Mesmo que o valor monetário dele não seja tão alto, com esse gesto ele ganhará um valor sentimental muito maior e será uma lembrança querida para seus parentes.

Caso a grana esteja curta, você poderá criar kits no estilo faça você mesmo para presentear. Quem tem habilidades culinárias, poderá montar caixinhas com brigadeiro gourmet, bombons, pão de mel e outros quitutes, ou ainda presentear com panetone no pote, por exemplo.

Além de comida, você pode montar mini kits, como: SPA na caixa (cremes, velas aromáticas e massageadores), manicure no pote (kit com esmaltes, lixas de unha e creme para as mãos), bar no pote (com mini garrafas de vodka, rum e whisky), chá da tarde na caixa (kit com diferentes tipos de chás, bolachinhas e uma caneca) e assim por diante.

O mais bacana é que dá para montar vários kits, sem gastar muito, e presentear todo mundo da família. Para as crianças, também dá para seguir nessa linha, por exemplo com um kit de pintura ou desenho, com lápis de cor, giz de cera e livrinhos de colorir.

O que dar de presente de Natal para família grande?

Quem tem família grande, precisa de ainda mais planejamento na hora de definir o presente de Natal para família. Primeiro, para não esquecer de ninguém, e depois para não estourar o orçamento.

Para os parentes mais distantes ou com quem você não tem tanto contato, é possível pensar em lembrancinhas, que sejam criativas e agradáveis. Por exemplo: sabonetes artesanais, chocolates, chaveirinhos, panetones, garrafas de vinho, terrários, batons, lenços, brincos e colares, kit de cuidados masculinos, entre outros.

No caso das crianças, existem vários brinquedos baratinhos que você poderá investir, como kit de carrinhos, kit para fazer pulseiras, livrinhos de colorir, kit com diferentes gibis, livros infantis, ursinhos de pelúcia, jogos de tabuleiro, livrinhos de receitas para as crianças, DVDs de filmes infantis, quebra-cabeça, massinha de modelar, entre outros.

E, claro, você também poderá investir nos presentes artesanais, principalmente caso você tenha alguma habilidade, como: quadrinhos ou roupas bordadas, chaveirinhos de feltro, kit de sabonetes e aromatizadores artesanais, pano de prato pintado à mão, roupas infantis pintadas à mão, álbum de fotografias e memórias etc.

Para os parentes mais velhos, como os avós, pense em algo que traga conforto ou que seja útil na rotina deles. Como: roupões, suéter quentinho, CD de algum artista da época que eles eram jovens ou que seus avós sejam fãs, um álbum de fotos de família em ordem cronológica contando a história de vocês ou ainda livros sobre algum hobbie ou área de interesse.

O que dar de presente para meus pais?

O presente de Natal para os pais deve ser pensado com mais carinho e é preciso separar um orçamento um pouco maior. Pense, sempre, na personalidade e nas preferências do seu pai e da sua mãe.

Evite itens como os produtos para casa ou para cozinha, como panelas, aventais, eletrodomésticos etc. E para os pais, se possível, tente não dar um kit de ferramentas. Exceto, é claro, se eles pedirem ou comentarem que desejam ganhar esses itens.

A intenção, com o presente de Natal, é valorizar seu pai e sua mãe como homem e mulher, e não apenas a função social dentro de casa.

Mãe

Pense na personalidade da sua mãe: ela é mais extrovertida ou introvertida, adora sair ou prefere ficar em casa, quais atividades e hobbies ela gosta, quais peças de roupa mais usa, quais músicas gosta de ouvir etc.

Com essas informações, será mais fácil escolher um estilo de presente que agrade, seja útil e valorize sua mãe.

Se a sua mãe, por exemplo, vive falando que está cansada e precisa de umas férias, que tal contribuir para isso?
Você poderá montar um kit férias, com um chinelo confortável, um belo maiô ou biquíni, óculos de sol e um livro sobre algum destino que ela queira conhecer. Caso tenha mais disponibilidade financeira, poderá incluir as passagens.

Para uma mãe vaidosa e que adora se cuidar, é possível criar um kit de maquiagem (batom, paleta de sombra, delineador, kit de pincéis etc.), ou ainda um kit de cuidados para pele e cabelo (cremes diferentes, hidratantes, sérum, balm, creme de pentear etc.).

Caso a mãe esteja sempre estressada e tenha uma rotina corrida, monte uma caixinha SPA, com cremes de massagem, vela aromática, almofada massageadora, pantufa ou ainda com um dia em um SPA.

Pai

A dica de conferir a personalidade e o estilo do seu pai também é fundamental na hora de escolher um bom presente para ele.

Caso o seu pai adore fazer churrasco e reunir a família, você poderá presentear com um belo kit churrasqueiro, com diferentes facas e espetos, um avental personalizado e um livro com dicas de cortes e assados. Ou ainda com um vale-aula com algum churrasqueiro da cidade.

Para os pais que adoram vinhos, é possível montar um kit com um ou dois vinhos especiais, duas taças e acessórios como abridor, aerador e outros.

Se o seu pai é vaidoso e tem barba, poderá investir em um kit de cuidados masculinos, com shampoo e condicionador para cabelo e barba, óleo para barba e um perfume ou colônia.

Sugestões de presentes criativos para a família

Quer fugir do tradicional e pensar em um presente de Natal para a família que seja criativo e surpreenda seus parentes? Existem várias ideias bacanas que você pode se inspirar.

É sempre importante, contudo, tentar encontrar um presente que seja criativo, mas que esteja em sintonia com os gostos, preferências e idade do presenteado. Se você vai presentear uma tia que adora ficar em casa, não adianta, por exemplo, dar uma barraca, só porque é criativo, que com certeza não fará o agrado dela.

Algumas ideias legais são:

  • camisetas engraçadas ou com estampas divertidas para os primos e tios mais jovens e descolados;
  • canecas engraçadas com frases para os parentes (melhor mãe do mundo, melhor avó do mundo, mãe de cachorro etc.);
  • almofada massageadora;
  • caneca térmica com mensagens engraçadas;
  • mural de fotos com fotografias da família ou de momentos divertidos de vocês juntos;
  • chaveiro personalizado (mãe, te amo; melhor tio do mundo; adoro meu primo etc.);
  • nécessaire com cremes ou maquiagens;
  • vinhos ou cervejas especiais com rótulos personalizados;
  • luminárias em formatos divertidos e que tenham relação com o hobbie ou a profissão do presenteado;
  • quadros decorativos de filmes ou séries que a pessoa seja fã;
  • itens com o time do coração (almofadas, lixeiras de carro, camisetas, copos etc.).

Bônus: 15 ideias de presente de Natal para família

Apesar de todas essas sugestões, ainda está difícil encontrar o presente de Natal para família? Separamos 15 ideias bem legais que podem ajudar. Confira!

Brinquedos clássicos

Brinquedos clássicos

Brinquedos clássicos | Loja

Para agradar a todas as crianças da família, sem estourar o orçamento, que tal investir em brinquedos clássicos e fugir dos eletrônicos?

Boas ideias são: petecas, bolas, Uno, Jogo Imobiliário, quebra-cabeça, massinha de modelar, blocos de madeira para montar, boliche, pega vareta, dominó, corda, lousa mágica, baldinho e itens para brincar na praia, bolinha de gude, futebol de botão, ioiô etc.

A intenção é mostrar as crianças como vocês se divertiam antigamente e deixá-las um pouco distante dos celulares e computadores.

Rasteirinhas e chinelos

Rasteirinhas e chinelos

Rasteirinhas e chinelos | Loja

Rasteirinhas e chinelos são calçados muito usados por mulheres de diferentes idades, especialmente as mais jovens e adolescentes.

Essa é uma ideia bem legal para presentear suas primas, sobrinhas e outras meninas da família.

O importante é acertar no número que a pessoa usa e pensar em algo que combine com o estilo dela.

Vinhos e cervejas

Vinhos e cervejas

Vinhos e cervejas | Loja

Essa ideia de presente de Natal funciona tanto para eles, como para elas, dependendo da personalidade dos seus parentes.

É uma boa sacada para presentear tios, primos e até os próprios pais.

Escolha por bons rótulos de vinhos ou invista em um kit de cerveja artesanal, por exemplo.

Chocolates finos

Chocolates finos

Chocolates finos | Loja

É muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de chocolate. Então, você poderá pensar em diferentes opções de chocolates finos para presentear os parentes adultos.

Essa é uma ideia sofisticada, mas que não custa muito caro.

Existem diferentes opções, desde barras, até caixas de bombons, bolachinhas e outros quitutes com a iguaria.

Cremes e itens de cuidados pessoais

Cremes e itens de cuidados pessoais

Cremes e itens de cuidados pessoais | Loja

Montar pequenos kits é uma excelente ideia para presentear todo mundo da família, modificando o que contém cada opção.

Os cremes de corpo e de mão, as loções, as colônias e os sabonetes são ideias bem bacanas para as mulheres.

Você poderá usar esse kit para presentear tanto mulheres mais velhas, como as adolescentes, só modificando os itens e as fragrâncias conforme a idade.

Nécessaire com maquiagem

Nécessaire com maquiagem

Nécessaire com maquiagem | Loja

Essa também é uma ideia que pode ser usada tanto para as mulheres mais velhas como para as adolescentes.

Escolha algumas nécessaires bem bonitas e faça pequenos kits de maquiagens, modificando os itens e as cores conforme a idade e a personalidade.

Você pode adicionar batons, sombras, esmaltes, pincéis e outros itens.

Roupas

Roupas

Roupas | Loja

As roupas são clássicos presentes de Natal e existem opções para toda a família. Só tome cuidado para escolher a numeração certa e algo que seja do estilo do presenteado.

As camisetas são coringas e mais fáceis de escolher, com opções para elas e para eles – desde itens mais básicos, até as estampadas e bem personalizadas.

Caso tenha mais convivência com a pessoa, poderá optar por outros itens, como saias, bermudas, casacos, vestidos etc.

Acessórios

Acessórios

Acessórios | Loja

Os acessórios também são excelentes para presentear no Natal, porque você pode encontrar diversos itens para agradar a todos os parentes sem gastar muito.

Por exemplo, para uma tia mais sofisticada, você poderá montar um kit com um belo lenço e um par de brincos combinando.

Ou para uma prima antenada na moda, você poderá presentear com um conjunto com colar e diferentes anéis (inclusive anéis para falange). E para os homens, é possível investir em carteiras, bonés ou até em bijuterias exclusivas para eles.

Livros

Livros

Livros | Loja

Os livros também são coringas, porque existe uma infinidade de opções, autores e interesses, sendo possível presentear a família toda.

Pense nos hobbies, estilo e preferência de cada pessoa a ser presenteada, encontrando o título certo.

É possível presentear com livros de culinária, jardinagem, negócios, cuidados com o pet, investimentos etc.

Cooler com cervejas

Cooler com cervejas

Cooler com cervejas | Loja

Você tem um parente que adora uma boa cerveja, fazer churrascos ou reunir a família?

Com certeza esse presente acertará em cheio.

Escolha um cooler com uma estampa bacana e inclua algumas cervejas que ele mais curte dentro.

Itens esportivos

Itens esportivos

Itens esportivos | Loja

Sabe aquele parente fitness, que adora se exercitar ou que pratica algum esporte?

Esse é o presente ideal de Natal para ele. Pense em itens que tenham relação com a prática esportiva que o parente realiza.

Por exemplo: roupas de academia (masculinas ou femininas), luvas de goleiro, bola de futebol, chuteira, braçadeira para levar o celular, tênis de corrida, mochila de hidratação, óculos de ciclismo etc.

Copinhos de shot divertidos

Copinhos de shot divertidos

Copinhos de shot divertidos | Loja

Sempre temos um parente mais festeiro e que costuma receber todo mundo em casa, não é mesmo?

Para ele, esse presente é bem bacana, pois poderá ajudar a entreter os convidados e decorar o ambiente para receber ainda melhor.

Você encontra vários estilos de conjuntos de copos de shot de caveirinha, com símbolos de times, frases e até no estilo jogo da velha.

Kit natalino

Kit natalino

Kit natalino | Loja

Quem não adora as delícias natalinas? Esse é um presente de Natal que funciona para toda a família.

Monte kits diferentes para presentear, incluindo panetone, vinho, chocolates, biscoitos e outras delícias típicas de fim de ano.

O mais bacana é que essa ideia funciona tanto para adultos, como para adolescentes.

Itens personalizados do time do coração

Itens personalizados do time do coração

Itens personalizados do time do coração | Loja

Todo mundo tem um parente que ama futebol e é aficionado por algum time, não é mesmo?

A boa notícia é que não faltam itens personalizados com diferentes escudos de times que você poderá presentear.

Além da camisa oficial, você pode pensar em chinelos, copos, canecas, chaveiros, kit de churrasco e muitos outros.

Itens tecnológicos

Itens tecnológicos

Itens tecnológicos | Loja

Sabe aquele parente high-tech ou geek? Com certeza ele vai adorar essa ideia de presente de Natal para a família.

As opções são variadas e para todos os bolsos e estilos. Como: carregador de celular portátil, pen drive divertido, mousepad personalizado, câmera instantânea, kit de lentes para a câmera do celular, acessórios para celular etc.

Agora você já sabe como escolher o presente de Natal para família?

Aproveite e veja o nosso conteúdo com dicas e sugestões de presente de Natal barato!