Sabonete Artesanal: 70 Inspirações e Receitas Incríveis para Bombar Sua Produção!

O sabonete artesanal tem tido cada vez mais procura por parte do público. Afinal, muitas pessoas estão em busca de produtos com menos itens industrializados e que sejam capazes de fazer bem para a pele e a saúde.

Anúncios

Quem trabalha com a saboaria artesanal sabe que, para agradar a clientela, é indispensável contar com uma série de receitas variadas e com ingredientes de qualidade.

Para te ajudar, nós separamos 70 inspirações e receitas incríveis de sabonetes artesanais. Confira!

1- Sabonete artesanal de vinho

Você precisará de: 1kg de base glicerinada branca, 30 ml de essência de uva, 20 ml de vinho tinto, 30 ml de extrato de uva, 30 ml de lauril líquido (opcional), corantes vermelho e azul e forminhas de silicone.

Derreta a base glicerinada em banho-maria. Quando ela estiver derretida, tire do fogo e acrescente o extrato e a essência de uva e o vinho. Mexa até ficar homogêneo. Adicione o Lauril se quiser um sabonete com espuma.

Depois, misture os corantes vermelho e azul até que o sabonete fique vinho. Coloque nas forminhas, espere secar e desenforme.

2- Sabonete de chocolate

Use: ½ kg de base glicerinada, 50g de chocolate em barra meio amargo, 1 colher de sopa de manteiga vegetal de cacau, 40 ml de essência de chocolate, 30 ml de extrato glicólico de avelã e 40 ml de lauril líquido (opcional para fazer espuma).

Derreta a base em banho-maria junto com o chocolate picado. Retire do fogo. Acrescente a manteiga de cacau e mexa até dissolver por completo. Adicione a essência de chocolate, o extrato de avelã e mexa bem.

Por último, coloque o lauril suavemente. Despeje em forminhas de silicone e deixe solidificar. Desenforme.

3- Sabonete artesanal de bucha vegetal

Use: 500 gramas de base glicerinada transparente, bucha vegetal, óleos essenciais ou essências cítricas (tangerina, laranja ou limão), corante para sabonete amarelo e laranja e forma de silicone.

Corte a bucha vegetal em fatias iguais e grossas e adicione 1 em cada forminha. Corte a glicerina e leve para derreter em banho-maria. Quando estiver derretida, desligue o fogo e adicione o corante, 15 a 20 gotas do óleo essencial ou 30 ml da essência e misture bem.

Despeje a massa nas forminhas e espere endurecer.

Anúncios

4- Sabonete de lavanda

Você vai precisar de: 200 gramas de base de glicerina, 8 gotas de essência de lavanda, 1 colher de sopa de flores secas de lavanda, corante para sabonetes, 1 colher de sopa de amido de milho e 1 colher de chá de farinha de arroz.

Derreta a glicerina em banho-maria. Retire do fogo e adicione a essência e as flores secas, a farinha de arroz e o amido. Finalize com o corante e despeje nas forminhas de silicone.

Espere endurecer e desenforme.

5- Sabonete artesanal de lavanda e limão

Material necessário: 500g de base glicerinada, essência de limão, essência de lavanda, raspas de limão seco, flores secas de lavanda e álcool de cereais.

Passe o álcool de cereais no molde e adicione um punhado de raspas de limão e de flores secas de lavanda. Derreta a base em banho-maria. Retire do fogo e adicione 40 ml das essências, um punhadinho de raspas de limão e de lavanda seca.

Mexa bem. Coloque a mistura nas forminhas de silicone, espere endurecer e desenforme.

6- Sabonete de babosa

Use: 500 gramas de base glicerinada, 1 folha de babosa, 1 folha de alecrim fresco, 150 ml de água filtrada ou mineral, 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doce e 2 colheres de sopa de suco de limão.

Abra a folha da babosa e retire o gel. Coloque no liquidificador o gel da babosa, o alecrim e a água. Bata bem e reserve.

Derreta a base em banho-maria. Retire do fogo e misture com o processamento acima. Adicione o óleo de amêndoa e o limão. Mexa bem. Coloque em forminhas de silicone, espere endurecer e desenforme.

7- Sabonete artesanal de água de arroz

Use: 1kg de glicerina branca, 30 ml de óleo vegetal de amêndoas doce, 30 ml de essência de leite de cabra, 20 ml de essência de aveia, 10 ml de essência de patchouli, 50 ml de extrato de leite de cabra, 80 ml de lauril líquido, 1 colher de sopa de pó de castanha da índia e ½ xícara de chá de arroz cru.

Derreta a base glicerinada em banho-maria. Enquanto isso, misture em uma tigela os demais ingredientes e o arroz já triturado no liquidificador. Misture bem. Adicione a glicerina já derretida nessa mistura. Mexa bem.

Coloque em forminhas de silicone ou em uma forma maior. Espere esfriar e desenforme.

Anúncios

8- Sabonete de café

Use: 700g de base glicerinada, 50 g de pó de café (que sobrou no coador), 2 colheres de chá de canela, 20g de leite e 10 g de óleo essencial da sua preferência.

Derreta a base glicerinada. Tire do fogo. Misture os demais ingredientes. Despeje em forminhas de silicone ou uma forma única.

Espere secar e desenforme.

9- Sabonete artesanal de rosa mosqueta

Use: 500g de azeite de oliva, 10 g de óleo de rosa mosqueta, 70 g de soda cáustica, 50 g de gel de babosa, 10 g de óleo essencial de lavanda, 250ml de água, luvas e óculos protetores.

Misture a soda cáustica com a água. Reserve. Em uma panela de inox, leve ao fogo em banho-maria o azeite e o óleo de rosa mosqueta. Misture em fogo baixo. Depois, adicione a mistura de soda e água e mexa bem com um mixer a cada 10 minutos.

Quando estiver consistente, adicione o óleo essencial e o gel da babosa. Continue mexendo até que fique homogêneo e consistente. Despeje em uma forma de madeira untada com papel manteiga. Espere um dia. Desenforme e corte.

10- Sabonete de cenoura e mel

Use: 300 ml de óleo de coco, 400 ml de azeite de oliva, 100 ml de óleo de amêndoa, 200 ml de água do cozimento das cenouras, 100 g de cenoura em forma de purê, 100g de soda cáustica, ½ colher de sopa de mel e 10 gotas de óleo essencial de semente de cenoura.

Coloque as cenouras para ferver e depois faça um purê com a ajuda do garfo. Em outro recipiente, coloque o purê e 200 ml da água usada no cozimento. Adicione a soda cáustica à mistura, com cuidado (use equipamentos de proteção).
Deixe repousar por alguns minutos.

Adicione à mistura os demais ingredientes. Mexa tudo até ter uma massa consistente. Coloque em formas de sabonete e deixe endurecer por alguns dias.

PS: Não pare por aqui, pois o post ainda não acabou! Há muitas dicas, inspirações e ideias para você ver nas outras partes do post.

Clique abaixo para ver todas as ideias!

Blusa de Crochê » 60 Modelos, Receitas e Gráficos Incríveis Para se Inspirar e Fazer!

Receba todas estas ideias e dicas no seu email gratuitamente!