Home » Organização » 10 Dicas Incrivelmente Fáceis para Deixar Seu Ateliê Sempre Organizado!

10 Dicas Incrivelmente Fáceis para Deixar Seu Ateliê Sempre Organizado!

Manter o ateliê, ou o cantinho do artesanato, em ordem nem sempre é uma tarefa simples, afinal são inúmeros itens de tamanhos variados que podem fazer até a pessoa mais organizada ficar atrapalhada.

Apesar disso, a organização é essencial para melhorar o trabalho do artesão, facilitando na hora de encontrar os moldes e os materiais e evitando até mesmo que você compre itens que não precisa (apenas porque não conseguiu encontrá-los!).

Para ajudar nessa missão (quase) impossível separamos 10 dicas bem simples, mas que com certeza vão tornar o seu ateliê mais prático e funcional. Confira!

1- Use rolos nas portas dos armários

Papéis e tecidos são itens fundamentais na maior parte dos artesanatos, e também são complicados de ficarem organizados.

Se você sofre com os rolos que se acumulam por todos os lados, veja essa ideia que simples.

Use alguns ganchinhos de metais nas portas dos armários (ou até atrás da porta do seu ateliê) e depois é só colocar os rolos de papéis ou tecidos em pequenas varetas de madeira (vale até mesmo usar poleiros de pássaros, que você compra de tamanhos e espessuras variadas nas agropecuárias).

2- Use cestas de metal

Infelizmente, nem todos os tecidos podem ser armazenados em rolos – como é o caso dos retalhos ou dos feltros.

Nesses casos, eles costumam ocupar espaço em gavetas, caixas e outros itens que podem se acumular em todo o ateliê.

Essa ideia é bem simples e prática. Use cestinhas de metal (daquelas para itens da lavanderia) e pendure-as com um gancho em cima da sua mesa, em uma parede próxima ou em outro cantinho.

3- Use uma sapateira de plástico

Se os seus retalhos de tecido ou de feltro são inúmeros (e nem as cestinhas dariam conta), invista em uma sapateira de plástico.

Você pode pendurá-la atrás da porta do ateliê ou na porta de um dos armários, ajudando na sua organização.

A dica, contudo, é optar por aquelas de plástico transparente, que facilitam a visualização e tornam o seu trabalho mais prático.

4- Faça um suporte para os carretéis de linha

Os carretéis de linha também são itens complicados de se organizar, sobretudo devido aos seus tamanhos variados.

Além disso, é preciso que eles fiquem em um local prático e de fácil visualização, não atrapalhando o seu trabalho.

Nesse sentido, essa ideia é uma ótima opção. Basta fazer um suporte inclinado de madeira e finalizar com uma bela moldura, ajudando também a decorar o seu espaço.

5- Crie um suporte para os pinceis

Para quem tem um pouquinho de habilidade com madeira, essa ideia é um verdadeiro “achado”.

Afinal, não tem nada mais chato do que organizar os pincéis, que podem acabar sempre “escondidos” dentro de caixas nada práticas.

Use MDF ou outro tipo de madeira e faça uma espécie de caixote aberto com furos de tamanhos variados para todos os tipos de pincéis que você dispõe.

6- Faça um varal com as fitas washi

As fitas washi (ou washi tape) são bem conhecidas de vários tutoriais na internet, ajudando a modificar qualquer item rapidamente.

Com tantos modelos e opções é normal que os rolinhos acabem se acumulando e virando bagunça.

Essa ideia é bem simples, basta usar aqueles ganchinhos para cozinha, alguns palitos de churrasco e pronto. Tudo organizado e bem prático!

7- Transforme suas prateleiras

Com certeza você já deve ter visto esse móvel em alguma cozinha – já que há algum tempo ele era muito usado para colocar pano de prato e guardanapo.

Se você tem um item desses em casa, que tal reaproveitá-los no seu ateliê? É possível pendurá-los na parede e ajudar a organizar vários itens.

Além dos rolos de fita, você pode pendurar inúmeros outros objetos em rolo na parte debaixo e organizar potinhos diferenciados na parte de cima.

8- Reaproveite embalagens

As embalagens de tic tac são bastante conhecidas e podem ser muito úteis na hora de organizar o seu ateliê.

Você poderá guardar dentro delas fitas, sianinhas e outros itens pequeninos, como botões e lantejoulas – fáceis de se perderem dentro de potes ou gavetas.

Além de práticos, esses potinhos ficam bem bacanas no ambiente do ateliê (e são muito econômicos).

9- Use cabides para os tecidos

Como você pode notar, existem vários itens de casa que podemos reaproveitar quando o assunto é organizar o ateliê, ajudando a economizar.

Essa é mais uma ideia nesse sentido. Você poderá usar aqueles cabides para calças (que contam com várias divisões) para pendurar os seus tecidos.

Dessa forma ficará mais fácil encontrar o que procura, sem que nenhum tecido acabe “esquecido” em uma caixa dentro do armário.

10- Reaproveite latas

As latas de refrigerante, molho de tomate e outros itens podem ser ótimas na hora de organizar o ateliê.

Sobre a mesa ou em uma superfície de metal, elas tornam muito mais prático o seu trabalho diário.

Gostou das nossas dicas de organização de ateliê?

Então ajude os seus amigos e compartilhe essas ideias nas suas redes sociais!