Os móveis antigos invadiram o décor moderno e estão sempre em destaque nas revistas e blogs especializados. Isso porque eles conversam super bem com uma infinidade de estilos, e ajudam a deixar os ambientes mais aconchegantes e diferenciados.
Se você também quer aderir à moda dos móveis antigos, mas não tem muita certeza de como usá-los na decoração, esse texto é para você! Nós separamos 10 ideias super bacanas, com dicas importantes para que você abuse dos móveis antigos e consiga deixar a sua casa mais bonita e diferente.
Existem muitas formas de incluir um móvel antigo no seu décor, você poderá reaproveitar aquela peça de família (fazendo apenas pequenas reformas) ou até mesmo comprar móveis novos, mas que foram feitos no mesmo estilo de outras épocas (os chamados móveis retro).
Já está empolgado? Então veja quanta ideia bacana!
1- Dê novos usos
O mais legal de decorar com móveis antigos é que você pode usar a sua criatividade e transformar a peça antiga em outros itens.
Nessa ideia, a velha máquina de costura é transformada e se torna uma bela bancada de pia.
A decoração moderna usa muito as peças antigas fora do seu contexto original, promovendo uma releitura da decoração.
2- Use objetos de época
Nem sempre dá para termos todos os móveis antigos que gostaríamos, não é mesmo?
Mas isso não significa que você não pode ter uma decoração vintage ou retro. Os objetos antigos ajudam a dar um clima diferenciado ao seu ambiente.
Vale apostar em aparelhos de telefone, pôsteres de determinadas épocas e outros itens que ajudem a modificar a sua decoração. Somente não exagere e sempre mescle-os com outros móveis e objetos modernos.
3- Use cores mais vibrantes
Sabe aquele móvel antigo de família que está encostado há alguns anos e que parece não combinar com nenhum cômodo da sua casa?
Uma boa ideia é fazer uma reforma nele, com uma pintura nova. Os tons mais fortes ficam ótimos nos móveis antigos e ajudam a dar a eles uma pegada mais jovem.
Além disso, não fique preso ao que o móvel já foi: as cristaleiras podem ser usadas em vários ambientes, guardando bem mais do que louças, assim como os aparadores e buffets.
4- Crie seus móveis
Você não tem nenhum móvel antigo e todos os que encontra para comprar são muito caros?
Uma solução bacana é usar a criatividade, com itens que remetam à outras épocas. Veja essa ideia que bacana: uma mesinha de canto simples ganha um toque retro com a adição do disco de vinil.
Você poderá aproveitar outros itens antigos (e mais baratos) e tentar incorporá-los ao seu ambiente.
5- Misture o antigo e o novo
Para não deixar a sua casa com cara de antiquário, uma ideia muito bacana é misturar alguns móveis antigos a um estilo mais moderno.
As cores neutras e as linhas retas marcam o estilo contemporâneo, bem como a mistura de materiais.
A sensação de aconchego é trazida com o uso dos móveis antigos, que dão mais cor e vitalidade ao ambiente.
6- Invista nos móveis pé palito
Os móveis pé palito marcaram as décadas de 50 e 60 na decoração, tornando-se ícones de modernidade e bom gosto.
Hoje eles são muito procurados por quem quer dar uma pegada retro aos ambientes, mas de forma mais chique.
Esses móveis combinam muito bem com qualquer ambiente e estilo decorativo e continuam mantendo a elegância e o porte de algumas décadas passadas.
7- Use cor
A decoração retro tem tudo a ver com ambientes mais coloridos e descontraídos, com uma pegada mais jovem.
Por isso, não tenha medo de misturar tonalidades e de optar por móveis com cores mais fortes.
Para não sobrecarregar o ambiente, deixe as paredes claras e aposte na iluminação natural.
8- Misture épocas
Muitas pessoas têm medo de usar móveis antigos na decoração porque não sabem definir de quais décadas e estilos eles são.
Esqueça isso! Você não está montando um cenário para uma novela de época, então invista na mistura de móveis da década de 60, com outros da década de 70 ou em estilo clássico.
O importante é que todos estejam em harmonia no ambiente e juntos formem uma decoração concisa.
9- Use móveis com pernas em cabriolet
As pernas em cabriolet marcaram uma época e estão presentes em vários estilos como o clássico, o provençal e até o shabby chic.
São essas pernas mais “tortas” e que dão um aspecto mais antigo e nobre aos móveis.
Você pode apostar em móveis com pernas em cabriolet com um estilo mais desgastado e rústico (característico do estilo provençal) ou mais chique e ornamentado (como no estilo clássico) e mesclá-lo com opções em outros materiais e estilos.
10- Traduza a sua personalidade
Para que qualquer decoração dê certo é muito importante que ela traduza os seus gostos e características.
Se você é uma pessoa romântica, por exemplo, busque móveis antigos que demonstrem essa personalidade mais suave e use-os em uma decoração mais intimista.
As penteadeiras são ótimas indicações para decorações mais femininas e suaves e podem aparecer em modelos diversos, com uma pegada mais clássica ou moderna e futurista – como as dos anos 80.