Como Organizar Tecidos? Quem trabalha com artesanato sabe o quanto é difícil controlar o estoque de tecidos. Afinal, sempre tem uma nova estampa, ou um novo material sendo lançado no mercado.
E de repente você tem uma quantidade impensável de rolos e retalhos que simplesmente não cabem em lugar nenhum.
Acabou se vendo na cena acima? Não precisa se desesperar. Com um pouco de criatividade é possível organizar os tecidos e deixar tudo sempre fácil de ser encontrado.
Assim, além de abrir espaço no seu ateliê, de quebra você ainda evita comprar tecidos que você já tem (simplesmente porque não encontrou no seu estoque).
Veja as dicas incríveis que separamos e comece a organizar os seus tecidos hoje mesmo!
Pendure seus tecidos
Pendurar os tecidos é uma ótima ideia, porque ajuda a economizar espaço e ainda faz com que tudo fique bem a vista.
Você pode investir nesses cabideiros de calça que contam com várias repartições, ajudando a organizar ainda mais tecidos sem ocupar tanto espaço.
É possível separar dentro do armário os tecidos por cor, estampas, tipos, usos, etc. facilitando ainda mais o seu dia a dia.
Como Organizar Tecidos com um arquivo
Sabe aquelas gavetas de arquivo sem uso no escritório da sua casa? Que tal reaproveitá-las para organizar os tecidos?
Para colocar essa ideia em prática é muito fácil, basta apenas usar aquelas pastas de arquivo e colocar o tecido dobrado por cima.
Além de deixar tudo bem guardadinho, ainda facilita na hora de encontrar o que você precisa, já que você pode separar por gaveta os tipos de tecido.
Crie separadores para as suas gavetas
Os separadores de gaveta já são velhos conhecidos na hora de organizar a lingerie, as meias e outros itens pequenos. Mas que tal usá-los para os retalhos menores de tecido?
Você poderá produzir o seu próprio separador, considerando a quantidade de tecido e o tamanho dos seus retalhos e da sua gaveta.
Esse da imagem foi feito em madeira, mas se os seus tecidos não forem muito pesados é possível usar a mesma ideia e fazê-los em papelão, que é bem mais econômico.
Pendure em um varão de cortina
Outra ideia super simples e bem econômica. Basta você reaproveitar um varão de cortina da sua casa e pendurar os tecidos nas argolinhas onde a cortina seria pendurada.
O mais bacana é que o varão poderá ser colocado em praticamente qualquer parede da sua casa ou do seu ateliê.
Isso significa que essa é uma ótima ideia para aqueles artesãos que trabalham em um espaço reduzido, sem muitos armários, por exemplo.
Separe em caixas organizadoras
As caixas organizadoras são bem conhecidas da maioria das pessoas – e uma solução simples e prática para organizar tecidos.
Porém, para essa ideia se tornar prática, a dica é sempre optar por caixas transparentes e etiquetar o que cada uma contém.
Você poderá escolher caixas de acordo com o tamanho dos seus retalhos e, claro, do espaço disponível para o armazenamento.
Use papelão e coloque os tecidos em prateleiras ou nichos
Embora essa seja uma forma tradicional de organizar os tecidos, muitas pessoas acabam se esquecendo dela.
Se você tem uma parede livre no seu ateliê ou em outro cômodo da casa, poderá investir em prateleiras ou nichos para colocar os tecidos.
A dica é usar um pedaço de papelão para enrolar o retalho, dando mais firmeza a ele e evitando que tudo acabe “desmoronando”.
Invista nos potes de vidro
Os potes de vidro são ótimos aliados na hora de organizar praticamente qualquer item – e é claro que eles também podem ser usados no seu ateliê.
Com essa ideia, você poderá organizar os retalhos de tecidos menores, como o feltro, ou até aqueles usados para fazer fuxico.
E o mais legal é que esses potes são transparentes, facilitando na hora de encontrar o que você procura – e até ajudando a decorar seu ateliê.
Como Organizar Tecidos com um móvel específico
Esse tipo de móvel é bem comum tanto nas lojas de tecido como nas papelarias, para dispor os papéis de presente.
E ele também pode ser um ótimo aliado para você organizar os seus tecidos de forma simples e prática.
O mais bacana é que essa ideia também pode ajudar na decoração do seu ateliê.
Use cestos transparentes
Os cestos de metal ou de plástico também podem mudar de função no seu ateliê.
Nessa ideia, eles formam um móvel bem completo, ajudando a organizar os tecidos e deixar tudo a vista.
Você ainda pode adicionar etiquetas para ajudar a tornar mais fácil na hora de encontrar o que você procura.
Como Organizar Tecidos com rolos de papel higiênico ou canos de PVC
Por último, que tal aproveita os rolos de papel higiênico ou canos de PVC na hora de organizar os tecidos?
Eles podem ficar dentro da gaveta, como na imagem, ou formarem uma espécie de nicho nas paredes, bastando guardar os tecidos enroladinhos.
E, então, com essas dicas, ficou mais fácil organizar os tecidos na sua casa ou ateliê?
Aproveite e compartilhe com seus amigos, ajudando-os a deixarem seus tecidos mais organizados também!