Anúncios

Bodas de Casamento: 25 Datas Importantes para Celebrar o Amor!

As bodas de casamento são temas que sempre conquistam os apaixonados. Afinal, elas marcam datas importantes que representam a evolução da união. A palavra “bodas” vem do latim e significa “promessa” – referindo-se aos votos matrimoniais realizados na data do casamento.

Anúncios


Celebrar os anos de casados é algo comum em várias sociedades, mas foi na Alemanha que a tradição das bodas de casamento teve início. Por lá, era costume oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos e de ouro aos que chegassem aos 50 anos de união.

Com o tempo, surgiram outras bodas, inclusive para comemorar os primeiros meses do casamento (até atingir o primeiro ano). Quer saber quais são as 25 principais bodas de casamento e seus significados? Continue a leitura!

Ah e não deixe de ver até o final, pois lá tem um vídeo com mais informações sobre bodas casamento, que você vai adorar saber.

1 – Bodas de papel (1 ano)

As bodas de papel, geralmente, se configuram na primeira comemoração do casal. Afinal, ela é feita para celebrar o primeiro ano de união após o casamento.

O nome dessa boda foi escolhido porque o papel é o símbolo da fragilidade, mostrando que essa ainda é uma relação bastante jovem, que necessita de sabedoria para continuar intacta e forte.

Para comemorar essa boda, não é necessário grandes eventos. Invista em uma celebração mais pessoal, com os noivos, familiares e amigos mais íntimos.

2 – Bodas de algodão (2 anos)

As bodas de algodão representam os dois primeiros anos de casados e a escolha do termo que nomeia essas bodas também não é por acaso.

Afinal, agora, o relacionamento já está um pouco mais forte, porém ainda é frágil e sensível, precisando de cuidados e delicadeza e suavidade.

Reza a tradição que uma das maneiras de celebrar essas bodas é trocando presentes com algo feito de algodão, como uma colcha nova para a cama de casal ou um jantar à luz de velas com brotos de algodão decorando o ambiente.

3 – Bodas de couro ou trigo (3 anos)

Para celebrar os 3 anos de união, existem duas versões: as bodas de couro ou as bodas de trigo.

O trigo foi escolhido porque, de acordo com a crença popular, simboliza prosperidade, fartura e alegria para um relacionamento. Já o couro é símbolo da proteção que a convivência diária traz para o relacionamento.

Este é um período em que o relacionamento está começando a ficar mais maduro e por isso merece uma celebração que pode ser tanto a dois como com os amigos e familiares mais próximos.

4 – Bodas de flores, frutas ou cera (4 anos)

Os 4 anos de casamento são celebrados com as bodas de flores, frutas ou cera. Nesse caso, as flores significam a beleza e a necessidade de cuidados que todas as relações precisam.

As frutas simbolizam a vitalidade e a cera representa a maleabilidade necessária em todas as uniões.

Para comemorar, use ideias que tenham relação com os itens das bodas. Como um café-da-manhã com flores e frutas, um jantar romântico a luz de velas com muitas flores no ambiente e assim por diante.

5 – Bodas de madeira ou ferro (5 anos)

Os primeiros 5 anos de casamento devem ser comemorados com as bodas de madeira ou ferro. Nesta etapa, o relacionamento já está mais maduro e o casal começou a superar as diferenças.

Por isso, os símbolos escolhidos são a madeira e o ferro, capazes de transmitir a ideia de força e durabilidade.

Para decorar a celebração deste momento, use itens em madeira e alguns detalhes em ferro. Este aniversário de casamento já pode contar com mais convidados e uma festa maior.

6 – Bodas de açúcar ou perfume (6 anos)

As bodas de açúcar ou perfume celebram os 6 anos de casados, um período de maior adaptação e estabilidade.

Por isso, foram escolhidos como representação o açúcar e o perfume que remetem aos bons sentimentos e a plenitude.

O perfume traz consigo um componente ligado à sedução, enquanto o açúcar relembra os momentos doces vivenciados nesta história.

7 – Bodas de estanho ou zinco (10 anos)

As bodas de estanho ou zinco celebram a primeira década de união do casal, quando o matrimônio já está mais consolidado.

É por isso que foram escolhidos estes elementos. O estanho é um metal facilmente maleável, mostrando como os casais estão após 10 anos de casados: mais maleáveis e receptíveis, sem tantos desentendimentos.

E o zinco é conhecido por servir de proteção contra outros materiais, mostrando que o casal está mais unido e fortalecido. Essa é uma das bodas mais comemoradas, ao lado das bodas de prata e de ouro.

8 – Bodas de Cristal (15 anos)

A comemoração de 15 anos de união é celebrada com as bodas de cristal. Nesse período, a relação já está mais sólida e ornamentada por sentimentos nobres como cumplicidade e transparência.

Por isso, o cristal foi escolhido para representar o período. Afinal, ele é conhecido por características como nobreza, solidez e transparência.

Como essa é uma data significativa, a dica é fazer uma comemoração mais intensa, reunindo amigos, familiares e pessoas especiais – e usando muitos cristais na decoração.

9 – Bodas de porcelana (20 anos)

Com 2 décadas de união, as bodas de porcelana celebram uma história de amor com vários acontecimentos e um relacionamento mais duradouro.

A porcelana foi escolhida para simbolizar essa data porque é uma cerâmica muito delicada. E assim é com o relacionamento. Embora, com 20 anos, ele pareça sólido e firme, precisa de delicadeza para se manter.

Além disso, a porcelana representa também todo o zelo e o cuidado que o casal teve que dispor para manter essa união por tanto tempo.

10 – Bodas de Prata (25 anos)

As bodas de prata são muito conhecidas e celebram os 25 anos de união.

Chegar a ela não é uma tarefa fácil e exige muito cuidado, carinho e esmero. Por isso, a prata foi escolhida como símbolo, pois se trata de um material duradouro, precioso, maleável e valorizado.

Em geral, as comemorações de bodas de prata são mais intensas, com uma festa bem grande e até com a reafirmação dos votos.

11 – Bodas de Pérola (30 anos)

As bodas de pérola celebram as 3 décadas de casamento, uma marca bem difícil de ser alcançada atualmente.

A pérola funciona como uma verdadeira metáfora desse tempo de união, mostrando como o casal teve de enfrentar várias dificuldades para se tornar uma joia bonita e valorizada.

Isso porque, para se formar, a pérola invade a ostra e precisa “lutar” por um bom tempo até se transformar nessa joia rara.

12 – Bodas de coral (35 anos)

As bodas de coral comemoram os 35 anos de casamento e simbolizam o amadurecimento e o fortalecimento da relação.

Afinal, assim como ocorre com os corais marinhos, é preciso muitos anos para que eles se constituam e se desenvolvam.

Além disso, o coral simboliza a união – pois sem ela seria impossível formar os recifes de corais no oceano.

13 – Bodas de Esmeralda (40 anos)

As bodas de esmeralda simbolizam os 40 anos de união, um evento super importante e que deve ser celebrado.

A esmeralda é uma pedra preciosa muito conhecida e que está associada ao amor incondicional.

Aliás, entre os egípcios ela era denominada “guardiã do amor” e por isso tem uma relação íntima com essa celebração.

14 – Bodas de Rubi (45 anos)

As bodas de rubi comemoram 45 anos de união. Embora existam algumas pessoas que consideram as bodas de rubi como a celebração dos 40 anos.

O rubi, assim como a esmeralda, é uma pedra preciosa muito associada ao amor e à paixão.

Além disso, ela é conhecida por ser uma das pedras mais duras da natureza, demonstrando a solidez desse relacionamento.

15 – Bodas de Ouro (50 anos)

Entre as bodas de casamento, certamente as de ouro são as mais conhecidas e aguardadas. Elas celebram 50 anos de casamento, um feito muito importante.

O ouro é um dos metais mais valiosos e belos que existem, utilizado ao longo da história como sinônimo de riqueza e fartura.

Por isso, ele foi escolhido para celebrar as 5 décadas, já que demonstra a nobreza dessa união que se manteve forte e inabalável por todos esses anos.

16 – Bodas de ametista (55 anos)

As bodas de ametista representam os 55 anos de casados e a pedra escolhida tem uma série de significados.

A ametista é uma pedra preciosa relacionada à espiritualidade e à elevação da alma por meio do amor incondicional.

Por isso, ao completar 55 anos, é ainda mais importante valorizar a harmonia, o amor, o carinho e o respeito.

17 – Bodas de Diamante (60 anos)

Com 60 anos de união, o casal já passou por uma vida toda juntos e por isso as bodas de diamante têm um significado muito especial.

O diamante é considerado um dos elementos mais resistentes e estáveis de toda a natureza, simbolizando o nível de total consolidação da relação.

Além disso, o diamante é praticamente indestrutível – uma característica bem marcante de quem atinge 60 anos juntos.

18 – Bodas de Platina (65 anos)

As bodas de platina são usadas para comemorar os 65 anos de união (embora algumas pessoas usem essa nomenclatura também para os 45 anos).

A platina é um metal extremamente rígido e difícil de oxidar. Além disso, ela é muito rara – o que o torna um metal caro e precioso.

O mesmo acontece com os relacionamentos que atingem os 65 anos, são fortes, difíceis de serem abalados e extremamente raros.

19 – Bodas de Vinho (70 anos)

As bodas de vinho celebram 7 décadas de um relacionamento amoroso – uma marca histórica e que pouquíssimos casais alcançam.

O nome dessas bodas não é por acaso, afinal, bons vinhos são aqueles que ficam anos sendo envelhecidos nos barris.

O mesmo ocorre com o relacionamento: quanto mais antigo, melhor ele é.

20 – Bodas de Brilhante (75 anos)

As bodas de brilhante são muito raras de serem comemoradas, afinal o casal precisa de 75 anos de união.

O brilhante é feito do mesmo material do diamante, o que muda é o seu processo de lapidação, que é mais demorado e detalhado.

Isso porque, o brilhante conta com 58 facetas que dão à pedra um brilho diferenciado. O mesmo ocorre com os casamentos de 75 anos, são lapidados e brilham mais que qualquer outro.

21 – Bodas de Nogueira ou Carvalho (80 anos)

Chegar aos 80 anos já é uma conquista para muitas pessoas. Imagina celebrar 80 anos de casamento?

As bodas de Nogueira ou Carvalho são muito raras e por isso mesmo recebem este nome. O carvalho é uma árvore de grande porte e que consegue atingir até mil anos de idade.

A nogueira é outra árvore que pode viver durante muitos anos, chegando facilmente aos 2 séculos de existência. Ambas simbolizam a força dessa união.

22 – Bodas de Girassol (85 anos)

Mais rara que a anterior, só mesmo as Bodas de Girassol que celebram 85 anos de união.

O girassol é uma flor muito bonita, formada por várias pétalas e que está sempre voltada para o sol.

Ela foi a escolhida para simbolizar esta união porque os casais com muitos anos de união também estão cada um voltado para o outro, que simboliza o sol na vida deles.

23 – Bodas de Álamo (90 anos)

As 9 décadas de vida já são um feito extremamente comemorado, imagina então de união?

As bodas de álamo representam 90 anos de casados e essa espécie de árvore não foi escolhida ao acaso.

Individualmente, o álamo é capaz de atingir os 200 anos facilmente. Porém, algumas árvores conseguem se unir por um sistema de raízes chegando a viver mais de mil anos.

24 – Bodas de Sândalo (95 anos)

As bodas de sândalo comemoram 95 anos de casamento, um feito dificílimo de ser encontrado.

O sândalo é uma árvore originária da Índia e de outras partes da Ásia reconhecida por ser considerada sagrada na cultura indiana.

Eles acreditam que essa árvore é capaz de oferecer proteção e favorecer a ascensão espiritual.

25 – Bodas de Jequitibá (100 anos)

De todas as bodas de casamento, a de Jequitibá com certeza é a mais rara e representada por uma das árvores mais longevas que se conhece.

Os jequitibás podem atingir facilmente mais de 3 mil anos de existência. Até hoje são pouquíssimos os casais que já celebraram essa boda.

Saiba um pouco mais sobre bodas de casamento e seus significados.

Neste vídeo você vai conhecer as outras bodas não citadas neste post, não deixe de conferir, você irá adorar.

Gostou de saber mais sobre as bodas de casamento?

Quer saber mais sobre casamento, então não deixe de conferir nossos outros artigos clicando aqui!

Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 3 Média de: 3.3]
Anúncios

Quer Moldes Grátis!?

Receba Diretamente no seu email junto com o Passo a Passo Completo!

Quer Moldes Grátis!?

Receba Diretamente no seu email junto com o Passo a Passo Completo!