Home » Pets » Raça de Cachorro Pequeno » 15 Ideias Para Ter em Apartamento!

Raça de Cachorro Pequeno » 15 Ideias Para Ter em Apartamento!

Quem vive em apartamento ou em uma casa pequena, não precisa abrir mão do sonho de ter um cachorrinho, basta investir em uma raça de cachorro pequeno.

Existem vários cães miniaturas e de porte pequeno que, mesmo depois de adultos, não crescem muito e são ideais para esses ambientes menores.

Além do tamanho, considere também as características da raça, para saber se o cão se adapta bem às crianças, é sociável ou tem tendência a desenvolver algum problema de saúde, além dos cuidados específicos que ele demanda.

Ah e não deixe de ver até o fim do post pois separamos um vídeo com dicas e características de raça de cachorro pequeno, para você escolher o seu.

1- Dachshund

Raça de cachorro pequeno Dachshund

Raça de cachorro pequeno Dachshund | Foto

O Dachshund, também conhecido como “salsicha”, é uma das mais conhecidas raças de cachorro pequeno.

Apesar de ser um cachorro de pequeno porte, o Dachshund é um cão enérgico. Por isso, para que ele não tenha sobrepeso, garanta que haverá tempo suficiente para caminhadas e muitas brincadeiras. Eles são cães amigáveis e apaixonados por seus tutores.

Sua expectativa de vida é de 15 anos e essa raça pode pesar até 9 kg. Ele é bastante adaptável, requer muita atenção e pode latir bastante. Existem muitas variedades de Dachshund. Muitas pessoas o confundem com o Basset – mas essa é outra raça.

2- Bulldog Francês

Raça de cachorro pequeno Bullgog Francês

Raça de cachorro pequeno Bullgog Francês | Foto

O Bulldog Francês é um cão pequeno, tranquilo e companheiro, além de muito carinhoso com os tutores.

Ele pode viver até 12 anos e chega a pesar até 14 kg. Embora não seja um cão enérgico, ele tem tendência ao sobrepeso, por isso precisa de passeios e exercícios diários.

Esses cães são bem-humorados e brincalhões e costumam fazer várias travessuras. Apesar disso, podem ser bastante territorialistas em relação aos seus companheiros humanos, por isso devem ser socializados desde cedo.

3- Yorkshire terrier

Raça de cachorro pequeno Yorkshire Terrier

Raça de cachorro pequeno Yorkshire Terrier | Foto

Quando as pessoas se perguntam sobre qual a melhor raça de cachorro pequeno para apartamento, certamente o York é um dos mais lembrados.

Esse é um cão agitado, sociável e apaixonado por seus tutores. Os yorks podem viver até 16 anos e pesam, em média, 4 kg. Apesar de pequenos, eles têm muita energia e precisam de passeios e brincadeiras diárias.

São extremamente apegados aos donos e não gostam de ficar sozinhos. Embora sejam amigáveis com humanos, eles podem ter dificuldade em conviver com outras raças ou animais. É um bom companheiro para as crianças.

4- Pinscher

Raça de cachorro pequeno Pinscher

Raça de cachorro pequeno Pinscher | Foto

O pinscher miniatura também é uma boa raça de cachorro pequeno para apartamentos. Isso porque eles pesam, no máximo, 6 kg.

Porém, é preciso estar preparado para lidar com o temperamento da raça. Afinal, esse cãozinho é ousado, corajoso, curioso e muito apegado aos seus donos.

Por isso, ele não é muito adaptável a conviver com outras raças e animais e pode não ser uma das melhores companhias para as crianças. O pinscher, no entanto, é um cão bastante brincalhão e muito amoroso com seus tutores.

5- Chihuahua

Raça de cachorro pequeno Chihuahua

Raça de cachorro pequeno Chihuahua | Foto

O chihuahua é um dos cachorros pequenos que não crescem – e que são super fofos!

Apesar de pequenino, ele sempre marca presença, principalmente com seus latidos e a sua personalidade sagaz e corajosa. O chihuahua tem uma audição extremamente potente e por isso é um bom cão de guarda e protetor.

Para melhorar a socialização, a dica é cuidar do cãozinho desde filhote. Porém, ele não é muito indicado para crianças e nem para quem recebe muitas visitas em casa. Apesar de teimoso, ele é um cão extremamente amoroso!

6- Pug

Raça de cachorro pequeno Pug

Raça de cachorro pequeno Pug | Foto

Entre as raças de cachorro de pequeno porte mais engraçadinhos, certamente está o pug, cães doces e muito simpáticos!

O pug é um dos melhores cães para apartamentos, porque eles não precisam gastar muita energia e se adaptam bem a espaços pequenos. Porém, eles tendem a ter sobrepeso, então tente praticar alguma atividade física leve com ele todos os dias.

Os pugs podem viver até 13 anos e pesam, em média, 10 kg. São cães muito sociáveis e bastante apegados ao dono, que não gostam de ficar sozinhos. Eles são adaptáveis, se dão bem com outras raças e com crianças e são animais mais tranquilos.

7- Lulu da Pomerânia

Raça de cachorro pequeno Lulu da Pomerânia

Raça de cachorro pequeno Lulu da Pomerânia | Foto

Quem procura por uma raça de cachorro pequeno peludo pode investir no Lulu da Pomerânia. Um cãozinho alegre e dono de uma pelagem lindíssima e invejável!

Esse cãozinho vive em média 16 anos e pesa cerca de 4kg. Apesar de pequeno, ele não costuma se intimidar com nada e nem ninguém. É uma raça brincalhona e, quando bem equilibrado, tende a ser obediente e comportado.

É uma das principais opções para apartamentos ou casas sem quintais. Esse é um pet de fácil convivência, extrovertido e cheio de energia. Porém, ele costuma latir bastante e não é uma companhia muito indicada para crianças, sendo sempre indicada supervisão.

8- Shih Tzu

Raça de cachorro pequeno Shih Tzu

Raça de cachorro pequeno Shih Tzu | Foto

O shih tzu também é uma excelente raça de cachorro pequeno peludo. Esse cãozinho super fofo é muito alegre e um ótimo companheiro. Ele pode viver até 13 anos e pesa, em média, 10 kg.

A raça é cheia de alegria e extremamente apegada aos donos, não sendo indicada para quem passa o dia todo fora de casa.

Apesar disso, ele convive muito bem com outros cães e com adultos e crianças. Por outro lado, costuma ser bastante teimoso e pode exigir um adestramento mais orientado desde cedo.

9- Maltês

Raça de cachorro pequeno Maltês

Raça de cachorro pequeno Maltês | Foto

O Maltês é um cachorro de raça pequena com uma pelagem lindíssima. Ele é super companheiro e adora ficar no colo!

Essa é uma raça inteligente, esperta e brincalhona que tem média de vida de 15 anos e pode pesar até 4 kg. Como é muito apegado ao dono, não costuma ficar bem sozinho por longos períodos.

O Maltês é um cão gentil e amigável por natureza, que se dá bem com todo mundo: humanos, crianças e outros animais. Ele se adapta muito bem à rotina da família e tem sido um dos principais cães de quem tem mobilidade reduzida e também de idosos.

10- Schnauzer Miniatura

Raça de cachorro pequeno Schnauzer Miniatura

Raça de cachorro pequeno Schnauzer Miniatura | Foto

O Schnauzer miniatura é um excelente companheiro para toda a família. Ele é muito brincalhão, além de ser um ótimo cão de guarda e bastante enérgico, necessitando de passeios e atividades diárias.

Ele vive em média 14 anos e pode pesar até 6 kg. Sua personalidade é mais amorosa que os demais Schnauzer. Embora ele ame correr por grandes espaços ao ar livre, consegue se adaptar bem à espaços pequenos como apartamentos.

É um cão bastante corajoso e que costuma defender os membros da família. A raça se dá bem com crianças e é considerada uma das mais inteligentes, porém, podem ser um pouquinho teimoso.

11- Lhasa Apso

Raça de cachorro pequeno Lhasa Apso

Raça de cachorro pequeno Lhasa Apso | Foto

O Lhasa Apso é uma raça de cachorro pequeno peludo que é um ótimo companheiro, um excelente guardião e extremamente charmoso.

Esse cachorrinho, que vive em média 15 anos e pesa cerca de 7 kg, é muito amigável, mas tem um grande instinto protetor e um temperamento forte. Costuma ser bastante confundido com o Shih Tzu.

Ele cuida muito dos seus tutores e não é muito adepto aos exercícios, preferindo passar um bom tempo no colo da família. Os Lhasas se adaptam bem a ambientes grandes ou pequenos e possuem uma inteligência acima da média.

12- Beagle

Raça de cachorro pequeno Beagle

Raça de cachorro pequeno Beagle | Foto

Agitado, extrovertido e comilão, esse é o Beagle, uma raça extremamente alegre e divertida!

O cãozinho, contudo, é bastante agitado e precisa de brincadeiras e passeios diários, principalmente caso viva em apartamento. Deixá-lo preso e sozinho pode fazer com que ele fique rebelde e comece a fazer travessuras.

Essa é uma das raças mais dóceis do mundo, porém é um cão aventureiro e extremamente enérgico. São fiéis aos seus tutores e extremamente amorosos!

13- Basset Hound

Raça de cachorro Basset Hound

Raça de cachorro Basset Hound | Foto

O Basset Hound é um cãozinho muito fofo. Bem-humorado, ele é extremamente companheiro e muito preguiçoso – gosta de passar o dia deitado ou no colo. Mas é claro que precisa ser exercitado para não ficar gordinho.

Esse é um cachorro que não gosta de ficar sozinho. Ele é muito amigável e adora fazer novas amizades com humanos e outros animais, até mesmo os gatos.

Afetuosos, eles quase nunca são agressivos, sendo boas escolhas para crianças e idosos.

14- Poodle

Raça de cachorro pequeno Poodle

Raça de cachorro pequeno Poodle | Foto

O poodle é uma raça com vários tamanhos, sendo o Poodle Toy a versão miniatura.

Conhecido por sua inteligência, esse cãozinho também é muito brincalhão, amável e bastante enérgico, além de ser um excelente nadador.

Esse é um ótimo companheiro para toda a família, sendo muito apegado aos tutores. Quando socializado desde cedo, convive bem com crianças, outros cães e até gatos.

15- Pequinês

Raça de cachorro pequeno Pequinês

Raça de cachorro pequeno Pequinês | Foto

O pequinês é um cachorro pequeno, extremamente esperto e pouco adepto à exercícios, com um ritmo menos acelerado, ideal para quem mora em apartamentos.

A raça é conhecida pela sua coragem e lealdade, sendo um cão independente e obstinado. Outra característica é que ele costuma latir menos que as demais raças de cães de pequeno porte, a não ser que precise defender o seu dono.

Em geral, ele possui um temperamento calmo e não costuma destruir os objetos de casa. Ele também gosta bastante de crianças.

Descubra um pouco mais sobre raça de cachorro pequeno!

Assista o vídeo e saiba mais algumas curiosidades de raça de cachorro pequeno, sua curiosidades e características.

Agora ficou mais fácil escolher a raça de cachorro pequeno?

Aproveite e veja 10 petiscos que você pode fazer em casa para agradar o seu cãozinho!

Tags: