Anúncios

O Que Fazer no Rio de Janeiro » 10 Atrações Imperdíveis da Cidade Maravilhosa!

A “Cidade Maravilhosa” é uma das mais visitadas no nosso país, afinal o que não faltam são atrações incríveis, com praias maravilhosas e muitas opções de lazer. Justamente por isso, nem sempre é uma tarefa fácil escolher o que fazer no Rio de Janeiro.

Anúncios

Samba, belezas naturais, altas temperaturas, praias lindíssimas e muita alegria. Tudo isso e muito mais você encontra no Rio de Janeiro, uma cidade efervescente e que conquista a cada ano o coração dos turistas.

Está programando sua viagem para o Rio mas não sabe o que visitar? Confira a seleção que montamos com 10 dicas do que fazer no Rio de Janeiro!

Ah e não deixe de ver até o final do post, pois lá tem um vídeo com um passo a passo de maquiagem para noiva, com um resultado incrível.

1 – Bondinho do Pão de Açúcar

Bondinho do Pão de Açúcar

Bondinho do Pão de Açúcar | Origem

O clássico dos clássicos não poderia deixar de aparecer na nossa lista de o que fazer no Rio de Janeiro, não é mesmo?

O teleférico localizado no bairro da Urca é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e oferece aos visitantes uma vista única e deslumbrante. Com ele, você irá da Praia Vermelha ao Morro da Urca e de lá ao Morro do Pão de Açúcar.

São vários os tipos de passeio que você poderá fazer – e os ingressos estão disponíveis no site oficial da atração.

É possível andar de bondinho e fazer um passeio ecológico no coração da Mata Atlântica ou ainda conhecer mais sobre a história do bondinho e até desvendar os bastidores da atração.

Quem quiser evitar as filas, pode comprar o ingresso dourado que dá acesso à atração diretamente, sem filas, logo na primeira estação e preferência nas demais estações, além de presentear o visitante maior de 18 anos com uma taça de espumante. Nada mal, não é?

Do alto do Pão de Açúcar, você poderá avistar várias praias famosas do Rio e vários pontos turísticos como:

  • Copacabana;
  • Leme;
  • Ipanema;
  • Flamengo;
  • Leblon;
  • Pedra da Gávea;
  • Baía de Guanabara;
  • Centro do Rio;
  • Aeroporto Santos Dummont;
  • Ilha do Governador;
  • Ponte Rio-Niterói;
  • e a beleza do Corcovado e do Cristo Redentor.

Os passeios saem de 20 em 20 minutos ou quando atinge a capacidade máxima de 65 pessoas.

2 – Morro do Corcovado e Cristo Redentor

Morro do Corcovado e Cristo Redentor

Morro do Corcovado e Cristo Redentor | Origem

É impossível visitar o Rio de Janeiro sem conhecer o Cristo Redentor, por isso essa é uma parada obrigatória para qualquer turista.

O Cristo é a maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo e está situada a 710 metros do nível do mar, oferecendo uma das mais belas vistas de toda a cidade.

Ao todo são 220 degraus que levam o visitante até os pés da famosa estátua, eleita uma das 7 maravilhas do mundo.

Quem não quiser subir a escadaria tradicional, poderá usar uma das escadas rolantes disponíveis ou os elevadores panorâmicos.

Para chegar até o monumento existem algumas opções, como o passeio de trem, as vans ou o acesso de carro (que vai até o Centro de Visitantes das Paineiras, onde será preciso pegar uma van oficial).

Mas se você quiser aproveitar para, além de conhecer o Cristo, também adicionar outro passeio a sua visita ao Rio, que tal ir até o alto do morro de trenzinho?

O passeio é feito em uma locomotiva elétrica, centenária, que atravessa a Mata Atlântica pertencente ao Parque Nacional da Tijuca pela Estrada de Ferro do Corcovado, sendo esse um dos passeios turísticos mais antigos do país.

Para comprar o ingresso da visita ao Cristo, basta acessar o site do RioTur e para o passeio de trem, acesse o site do Trem do Corcovado.

3 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro | Origem

Outra dica imperdível de o que fazer no Rio de Janeiro é conhecer o Jardim Botânico, considerado um dos mais ricos e importantes do mundo.

Ele foi fundado em 1808 por Dom João VI e hoje é um dos pontos mais visitados da cidade.

No total, o Jardim Botânico conta com 137 hectares, sendo 54 deles de área cultivada. Por lá, você encontrará várias espécies raras, como as coleções de bromélias e orquídeas, além de plantas exóticas e árvores centenárias.

Além do patrimônio natural, o Jardim guarda:

  • um rico patrimônio histórico cultural;
  • obras do início do século XVI;
  • monumentos de destaque como as estátuas de Eco e Narciso, de mestre Valentim;
  • Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny
  • e o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 espécies de plantas típicas do Japão.

O Jardim Botânico também conta com uma vasta programação de exposições, shows e eventos culturais que ocorrem no Espaço Tom Jobim.

Outros atrativos são o Museu do Meio Ambiente e o próprio Centro de Visitantes, uma casa de 1576 que funcionou como engenho de açúcar e que hoje conta com uma pequena exposição sobre a história do Jardim Botânico, além de uma salinha interativa.

Para comprar seu ingresso, acesse o site do Jardim Botânico.

4 – O Que Fazer no Rio de Janeiro » Morro da Urca

O Que Fazer no Rio de Janeiro » Morro da Urca

O Que Fazer no Rio de Janeiro » Morro da Urca | Origem

O Morro da Urca também é um dos cartões-postais da cidade e precisa estar na sua seleção de o que fazer no Rio de Janeiro.

Com 220 metros de altura, no seu pico está o primeiro terminal do bondinho em direção ao Pão de Açúcar.

Além do bondinho, outra forma de conhecer a atração é pela Trilha do Morro da Urca, com 1,5 km de um trajeto que tem início na Praia Vermelha, passa pela Pista Claudio Coutinho e termina no cume do morro.

No total, a trilha tem duração de 40 minutos e alterna trechos planos com subidas mais íngremes, passando por pontos lindíssimos como uma vista panorâmica que engloba a Baía de Guanabara, a Enseada do Botafogo, o Aterro do Flamengo, as praias da zona sul até parte de Niterói.

Apesar dessa vista impressionante, não precisa se assustar, porque a trilha é considerada fácil e leve, sem exigir tanto preparo físico dos turistas.

Depois de se deslumbrar com todos esses pontos da cidade, você poderá comprar um ingresso e fazer a volta de bondinho ou voltar caminhando pelo caminho inverso, retornando à Praia Vermelha (e aproveitando para dar um mergulho e refrescar do passeio).

Além da vista espetacular, outro ponto positivo é que essa é uma atração totalmente gratuita!

5 – Praia de Ipanema no Rio de janeiro

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro | Origem

Não tínhamos como montar uma lista com dicas de o que fazer no Rio de Janeiro e não incluir as famosas praias cariocas, não é?

Região nobre e boêmia do Rio, a Praia de Ipanema compreende os postos 8,9 e 10, cada um frequentado por públicos diferentes, mas que abraça todos os visitantes.

O posto 8 é o point da turma descolada, ideal para quem quer fazer novas amizades e paquerar. O posto 9 é o mais badalado para o público gay, ideal para paqueras, amizades e muita diversão.

Por fim, temos o posto 10, que costuma ser mais frequentado pelos moradores, por isso é um local mais tranquilo e próximo da Praia do Leblon – sendo ideal para quem deseja curtir um sonzinho ou desfrutar de um barzinho no fim de tarde.

Além de aproveitar a beleza natural, existem alguns locais imperdíveis para conhecer na praia mais frequentada por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, que eternizaram o local com a famosa “Garota de Ipanema”.

Um deles é a Toca do Vinícius, que homenageia o poeta. O local é uma mistura de livraria, café e loja de música.

Aos domingos, a atração é a feira hippie, que acontece há mais de 40 anos na Praça General Osório.

Outro passeio que vale à pena é ir até o Mirante da Paz, no Complexo Rubem. Para quem não abre mão da vida noturna, Ipanema tem excelentes opções.

6 – O Que Fazer no Rio de Janeiro » Museu do Amanhã

O Que Fazer no Rio de Janeiro » Museu do Amanhã

O Que Fazer no Rio de Janeiro » Museu do Amanhã | Origem

O Museu do Amanhã é um dos mais novos cartões-postais do Rio e é uma atração imperdível da cidade.

Ele fica localizado na Zona Portuária e, como o nome indica, estuda o futuro do mundo, apresentando diversas possibilidades de transformações.

Sua proposta é totalmente pioneira – e não existe nenhum outro museu no mundo com pesquisas ou atividades culturais similares às propostas pelo Museu do Amanhã, tornando essa uma experiência totalmente única.

Ele é um espaço de ideias, explorações e perguntas e o seu impacto já começa do lado de fora, com uma arquitetura impressionante que é um verdadeiro monumento e ajudou a revitalizar a zona portuária.

Um dos pontos focais é o novo “objeto terrestre não-identificado” do arquiteto valenciano Santiago Calatrava, que valerá lindas fotografias no seu álbum de viagens.

Na parte interna, o Museu do Amanhã é uma mega-instalação que debate sobre a trajetória do planeta, com um acervo de informações.

A exposição é totalmente interativa e funciona como uma espécie de game 3D, em que o visitante usa as próprias pernas para passar à fase seguinte, levando o turista a explorar caminhos, descobrir segredos, responder quizzes, acumular conhecimentos e habilidades que serão usadas nas próximas etapas do passeio, aprendendo enquanto se diverte.

Caso queira evitar um pouco as filas para conhecer esse local único, a dica é comprar seu ingresso antecipadamente pelo site do Museu do Amanhã.

7 – Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca | Origem

A praia da Barra da Tijuca é a maior do Rio de Janeiro, com 14,4 km de extensão.

Suas águas esverdeadas e límpidas se estendem ao longo da Avenida Lúcio Costa até o Recreio dos Bandeirantes e é um dos locais mais visitados da cidade, estando, por isso, na nossa seleção de o que fazer no Rio de Janeiro.

Apesar de toda a praia ser um atrativo incrível, o trecho mais badalado é conhecido como Praia do Pepê, que atrai, principalmente, os jovens. É lá que está localizado o Quiosque do Pepê, o mais famoso de sucos e sanduíches da cidade.

A praia da Barra da Tijuca é ideal para praticar surfe, bodyboarding, windsurfe e pesca de beira.

Também conta com uma vasta rede de restaurantes, bares e quiosques, além de iluminação noturna e ciclovia. Nas suas imediações, está a Reserva Biológica de Marapendi.

8 – Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Tijuca | Origem

Com mais de 4 mil hectares, o Parque Nacional da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo e por isso não poderia ficar de fora das nossas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro.

Ela é dividida em 4 setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea / Pedra Bonita e Pretos Forros / Covanca, sendo que essa última não está aberta à visitação.

São muitos os atrativos da reserva, já que o local é formado por grandiosas montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas.

No setor da Floresta da Tijuca estão:

  • o Pico da Tijuca;
  • o Pico do Papagaio;
  • a Cascatinha Taunay;
  • e a Floresta da Tijuca – uma área muito procurada por cariocas e turistas para caminhadas, passeios e prática de atividades físicas.

Na Serra da Carioca estão:

  • o Parque Lage;
  • a Vista Chinesa que fica entre a Mesa do Imperador e o Jardim Botânico e conta com um mirante em estilo oriental super bacana;
  • e o Morro do Corcovado que você poderá aproveitar para fazer a trilha que leva até a estátua do Cristo.

No setor da Pedra Bonita é onde se situa a Pedra da Gávea, que fica a 842 metros acima do nível do mar.

De cima dela é possível avistar grande parte do Parque, incluindo o Corcovado e as praias de São Conrado, Ipanema e Leblon, além da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Barra da Tijuca.

9 – O Que Fazer no Rio de Janeiro » Pedra Bonita

O Que Fazer no Rio de Janeiro » Pedra Bonita

O Que Fazer no Rio de Janeiro » Pedra Bonita | Origem

A trilha da Pedra Bonita fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, mas é considerada uma atração à parte, justamente graças a sua beleza exuberante, sendo que muitos turistas a consideram como a trilha mais bonita do Rio.

Leve e fácil de fazer, ela pode ser enfrentada por praticamente qualquer turista, com uma caminhada agradável passando por áreas de reflorestamento com mata atlântica.

Mas o grande atrativo é a vista lá de cima da Pedra Bonita, onde é possível avistar:

  • a Pedra da Gávea;
  • as Praias da Barra;
  • São Conrado;
  • Leblon;
  • Ipanema;
  • Morro Dois Irmãos;
  • Floresta da Tijuca;
  • e algumas partes da zona sul.

A trilha tem início na Estrada da Pedra Bonita, com estacionamento. No mesmo local, funciona a rampa de voo livre do Rio – outro cartão-postal da cidade. No total, a trilha tem duração em torno de 30 a 40 minutos.

10 – Praia do Arpoador no Rio de Janeiro

Praia do Arpoador no Rio de Janeiro

Praia do Arpoador no Rio de Janeiro | Origem

Para finalizar as nossas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro, que tal se deliciar com a beleza da Praia do Arpoador? Ela é uma extensão da Praia de Ipanema e tem fácil acesso pelo calçadão.

O local ganhou fama por ser um reduto de surfistas e um ponto imperdível para apreciar um belíssimo pôr-do-sol.

Do alto da Pedra do Arpoador é possível avistar da praia de Ipanema até o Leblon, além do Morro Dois Irmãos.

Pequenina, com apenas 500 metros de faixa de areia “espremidinha” entre Copacabana e Ipanema, a praia do Arpoador conta com uma gigantesca formação rochosa, que oferece aos turistas uma vista lindíssima do litoral carioca.

Além de apreciar as belezas naturais, também é possível se aventurar no surfe, alugando uma prancha ou fazendo uma aula nas várias barracas espalhadas pela areia.

Enquanto estiver no local, aproveite para visitar o Parque Garota de Ipanema.

Conheça mais alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Está sem tempo e quer conhecer os principais pontos do Rio em um dia? Então veja o vídeo e programe sua viagem.

Depois de todas essas dicas, já sabe o que fazer no Rio de Janeiro? Quer conhecer outra capital de tirar o fôlego?

Veja nossa seleção com 10 lugares para visitar em Florianópolis!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 1 Média de: 5]
Anúncios

Quer Moldes Grátis!?

Receba Diretamente no seu email junto com o Passo a Passo Completo!

Quer Moldes Grátis!?

Receba Diretamente no seu email junto com o Passo a Passo Completo!