Anúncios

O Que Fazer Em São Paulo » 10 Atrações Que Você Precisa Conhecer!

Se você está planejando visitar a capital paulista, não pode deixar de conferir nossas dicas de o que fazer em São Paulo.

Anúncios

A terra da garoa é também a maior cidade da América do Sul em número de habitantes.

Além de uma metrópole com vários locais de negócio, o que não faltam são pontos turísticos variados, atrações gastronômicas e muita diversidade cultural.

A cidade que nunca dorme conta com uma infinidade de possibilidades, capazes de agradar a todos os tipos de turistas – desde os amantes de gastronomias variadas até os que preferem os passeios mais culturais.

Para lhe ajudar a programar a sua viagem até São Paulo, montamos essa seleção imperdível com as melhores 10 atrações da capital paulista. Confira!

Ah e não deixe de ver até o fim da página, pois lá tem um vídeo com muitos outros locais para conhecer em São Paulo e planejar sua viagem.

1 – O Que Fazer Em São Paulo » Parque Ibirapuera

O Que Fazer Em São Paulo » Parque Ibirapuera

O Que Fazer Em São Paulo » Parque Ibirapuera | Crédito da imagem

O Parque do Ibirapuera é, com certeza, o mais famoso de Sampa, com uma majestosa área verde em meio a selva de pedra.

Mas além de muita natureza, o parque abriga mais de 20 atrativos, sendo alguns gratuitos.

Alguns dos locais que você não pode deixar de visitar no Ibirapuera são:

  • Pavilhão Japonês, com um salão nobre e uma linda casa e copa que homenageiam a cultura japonesa e onde é preparada a cerimônia do chá, além de lago com carpas e jardins;
  • Museu de Arte Moderna (MAM), primeiro da América Latina, ele foi projetado por Lina Bo Bardi em 1948 e abriga mais de 5 mil obras nacionais e internacionais, além de contar com cinema, biblioteca, loja, auditório e restaurante;
  • Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, mais conhecido como OCA, possui 10 mil m² e recebe exposições itinerantes, a arquitetura do prédio é assinada por Oscar Niemeyer;
  • Jardim de Esculturas, abriga obras de 30 artistas brasileiros espalhados pelo MAM, a Bienal e a OCA, ocupando cerca de 6 mil m²;
  • Bienal, criada por Ciccillo Matarazzo em 1962 para abrigar um arquivo histórico da arte moderna e contemporânea, sendo o maior da América Latina. Também promove cursos, visitas, palestras e seminários (e é onde ocorre o SPFW e a Bienal do Livro);
  • Auditório, idealizado por Oscar Niemeyer, conta com 800 lugares e abriga diversas atividades culturais e shows, além de uma escola de música;
  • Museu de Arte Contemporânea (MAC), fica localizado fora do parque, mas tem acesso pelo portão 3 e conta com cerca de 10 mil obras de artistas renomados e conceituados, como Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti etc.;
  • Planetário, inaugurado em 1957 é uma atividade para toda a família;
  • Museu Afro Brasil, inaugurado em 2004 é dedicado à história da cultura afro-brasileira e conta com mais de 3 mil obras.

Além desses, não deixe de visitar a famosa Fonte do Ibirapuera, o Ginásio, a Praça Burle Marx, o Herbário e os outros atrativos do Parque.

2 – Avenida Paulista

Avenida Paulista

Avenida Paulista | Crédito da imagem

Impossível falarmos sobre o que fazer em São Paulo sem incluirmos a Avenida Paulista, não é mesmo? Com 2 km de extensão, ela é o coração da capital e nela é possível encontrar um pouco de tudo.

Quem é fã de cultura, não pode deixar de visitar o MASP, o Itaú Cultural, o Instituto Moreira Salles e o Japan House.

Se, além de cultura, você adora passeios históricos, a dica é conhecer a Casa das Rosas, um espaço dedicado a literatura, mas que funciona em um dos poucos casarões antigos ainda preservados na via.

Já quem gosta mais de passeios em meio a natureza, poderá caminhar, meditar e relaxar no Parque Trianon – um pedaço de mata nativa bem no meio da cidade de concreto ou no Parque Mário Covas, um pouco menor.

Se a ideia é passear em São Paulo para fazer compras, a Avenida Paulista também tem ótimas opções de shoppings, como o Pátio Paulista, o Cidade São Paulo, o Top Center e o Center 3.

Outros atrativos imperdíveis são: a ferinha de antiguidades do vão do Masp, que ocorre todos os domingos e a feira do Center 3, também aos domingos, onde criadores de roupas, itens de decoração e outras peças se encontram para expor seus produtos autorais.

A Avenida Paulista ainda oferece uma série de opções de cinema de rua, como o Cinearte, CineSesc, Espaço Itaú Cinema e Petra Belas Artes.

É nessa região que se encontram ótimas livrarias, como a tradicionalíssima Martin Fontes e a Cultura, que funciona dentro do Conjunto Nacional.

Para tirar excelentes fotos, dê uma passadinha no Mirante 9 de Julho, que fica atrás do Masp e que rende uma vista excelente da cidade, além de ser um espaço multicultural.

Outro atrativo imperdível é o Conjunto Nacional, um complexo de serviços e de lazer, com várias lojas, restaurantes, teatro, cinema e livrarias.

Para os fãs de gastronomia, também existem muitas opções, como o restaurante árabe Halim, o Jojo Ramen, especialista em lámen, o Mirim, restaurante coreano, a Vezpa Pizzas, com pizzas estilo nova-iorquino, o Maoz, de origem holandesa, entre outros.

E se estiver na cidade durante o final de semana, aproveite para desfrutar da Paulista fechada aos domingos e feriados, com muitas barraquinhas de comida, artes e esportes.

3 – O Que Fazer Em São Paulo » Pinacoteca

O Que Fazer Em São Paulo » Pinacoteca

O Que Fazer Em São Paulo » Pinacoteca | Crédito da imagem

A Pinacoteca é um passeio que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em São Paulo.

Instalada em um prédio super charmoso, a Pina, como é carinhosamente conhecida, conta com exposições permanentes e temporárias e propicia aos seus visitantes uma verdadeira viagem pela história do Brasil.

Ela é o museu mais antigo de São Paulo. Inaugurado em 1905, é especializado em artes visuais e é um dos mais visitados da capital, com mais de 500 mil visitantes por ano.

Seu acervo é bem vasto, com mais de 10 mil obras, entre quadros, esculturas, intervenções e diversas formas de arte. No complexo principal, ainda há uma biblioteca com um arquivo riquíssimo e especializado em artes visuais.

Outro atrativo é a localização, já que a Pinacoteca está bem em frente à Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo e outro ponto turístico da capital.

Perto dali estão: o Museu de Arte Sacra, o Complexo Cultural Julio Prestes e também o Bairro Bom Retiro.

Depois de passear pela Pinacoteca, pare na lojinha interna e leve para casa alguns livros.

O local conta com uma seção permanente em liquidação, onde é possível encontrar obras variadas a R$10.

4 – Arena Corinthians

Arena Corinthians

Arena Corinthians | Crédito da imagem

Não tem como falar de São Paulo sem lembrarmos do futebol, não é mesmo? Afinal a cidade abriga 3 grandes clubes do país: Corinthians, Palmeiras e São Paulo – que também contam com números expressivos de torcedores.

Independentemente do time para o qual você torce, visitar a Arena Corinthians é um passeio super interessante.

Afinal, esse é um dos maiores estádios do Brasil, além de ser bastante moderno, já que foi construído para a Copa do Mundo de 2014.

Para conhecê-lo, você terá de comprar o Tour Arena Corinthians (chamado oficialmente de Tour Casa do Povo). Ele ocorre de quarta a domingo, incluindo os dias de jogos do Timão.

Para comprar o ingresso e saber opções de horários, é preciso visitar o site oficial.

O passeio dura em torno de 1h a 1h30 e o visitante conhecerá a sala de estar, o átrio, o business lounge, o camarote, a sala de imprensa, o auditório, o vestiário do time visitante, a sala de aquecimento, o vestiário principal, a zona mista e o gramado.

Uma ideia bacana é fazer o tour em dias de jogos, assim você pode emendar a visita com uma partida.

5 – Museu do Futebol

O Que Fazer Em São Paulo » Museu do Futebol

O Que Fazer Em São Paulo » Museu do Futebol | Crédito da imagem

Continuando com as dicas de o que fazer em São Paulo, que tal conhecer o Museu do Futebol?

Dedicado ao esporte mais popular do país, ele está instalado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e é um dos museus mais visitados do Brasil.

Ele conta com 15 salas temáticas e narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao país e se tornou parte da nossa história e cultura.

Por isso, o passeio é indicado tanto para os aficionados pelo esporte, como por aqueles que não são assim “tão fãs” das partidas.

Ao longo dos seus quase 6 mil metros, o visitante encontrará:

  • reproduções de objetos que aludem à memória afetiva do futebol (pins, botões, flâmulas, brinquedos etc.);
  • homenagens a 27 ídolos que ajudaram a construir a história do futebol no país (e desde 2015 há a inclusão de duas mulheres: Marta e Formiga);
  • uma sala dedicada aos gols e grandes jogadas;
  • sala do rádio;
  • espaço dedicado às torcidas;
  • e muito mais.

6 – Allianz Parque

Allianz Parque

Allianz Parque | Crédito da imagem

Depois de conhecer a casa do Corinthians, não deixe de passar também na Arena do Palmeiras. A casa do Verdão é uma arena multiuso situada no coração de São Paulo e que abriga vários shows, além de partidas eletrizantes.

Caso você queira conhecer a arena, poderá comprar o ingresso diretamente pelo site oficial ou pela bilheteria, sem a necessidade de agendamento prévio.

Aos finais de semana e feriados, contudo, a recomendação é chegar cerca de 45 minutos antes dos horários de visitação.

Durante o passeio, o visitante conhecerá:

  • as arquibancadas;
  • os camarotes;
  • o Allianz Hall;
  • a Sala Joemir Beting;
  • os vestiários;
  • a sala de imprensa;
  • o Lounge Centenário (onde ficam os bastidores dos grandes shows e eventos);
  • o campo;
  • além de poder tirar fotos na sala de troféus, onde está exibida a Taça Libertadores;
  • e também visitar os Arcos do Palestra.

7 – Catavento Cultural e Educacional

O Que Fazer Em São Paulo » Catavento Cultural e Educacional

O Que Fazer Em São Paulo » Catavento Cultural e Educacional | Crédito da imagem

Quando você pensa na capital paulista, pode ser que não venha a sua cabeça visitar o Catavento Cultural e Educacional. Porém, essa é uma dica imperdível de o que fazer em São Paulo – e que tem entrado no roteiro de muitos turistas.

O Catavento Cultural e Educacional é uma organização social de cultura responsável pela gestão do Museu Catavento, criado com o intuito de ser um espaço interativo que apresente a ciência de uma forma instigante para crianças, jovens e adultos.

O espaço foi inaugurado em 2009 e desde então tem se tornado um grande fenômeno de visitação, atingindo a marca de 2 milhões e meio de visitantes.

O museu é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade e nelas você poderá tocar em um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou descobrir que o Sol, quando visto bem de perto, não é tão redondo como parece.

É uma excelente oportunidade para toda a família aprender, enquanto se diverte.

8 – Mercadão de São Paulo

Mercadão de São Paulo

Mercadão de São Paulo | Crédito da imagem

Um dos pontos mais conhecidos da capital, o Mercado Municipal (Mercadão), não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em São Paulo.

Desde a sua inauguração, em 1933, o local guarda muitas histórias e delicias. Sua arquitetura é um dos pontos que impressiona os visitantes logo na entrada, além de contar com uma pluralidade de pessoas, comidas típicas, sotaques e idiomas.

O Mercadão possui dois andares, o térreo, onde estão as lojas com grande variedade de alimentos (como frutas, legumes, doces, conservas, queijos, azeitonas e muito mais) e o superior, inaugurado em 2004, e que conta com uma grande variedade de restaurantes.

Por lá, você encontrará opções para agradar a todos os paladares, com cozinha árabe, japonesa e também comidas mais tradicionais brasileiras, como o famoso lanche de mortadela ou de pernil.

Aproveite o passeio e visite também o Mercado Municipal Kinjo Yamato, que fica bem na frente, e que conta com uma grande variedade de frutas, restaurantes típicos e stands de flores.

9 – Jardim Botânico

O Que Fazer Em São Paulo » Jardim Botânico

O Que Fazer Em São Paulo » Jardim Botânico | Crédito da imagem

Quer fazer um passeio deslumbrante em um lugar que poucos paulistanos conhecem? A dica é visitar o Jardim Botânico da cidade.

Com uma natureza exuberante e muita paz, você encontrará um lugar extremamente relaxante bem no meio da capital.

O Jardim Botânico é um parque imenso, com 360 mil m², e que fica na Água Funda, próximo a Diadema.

Ele foi criado no início do século passado com a missão de abrigar uma rica fauna e flora – e entrou para a história por estar localizado perto da nascente do Rio Ipiranga (sendo o local onde a nossa independência foi declarada).

Um dos destaques é o portão de ferro do parque datado de 1864 e que ainda está totalmente intacto.

Além de belos jardins, lagos e uma natureza impressionante, o local ainda abriga:

  • o museu botânico;
  • escadarias históricas (que rendem ótimas fotos);
  • estufa de plantas;
  • Jardim dos Sentidos (onde é possível tocar e cheirar as plantas);
  • trilha da Nascente (no meio da Mata Atlântica para chegar até a nascente do Rio Ipiranga);
  • e o lindíssimo lago das Ninfeias, que é o símbolo do Jardim Botânico.

10 – Beco do Batman

Beco do Batman

Beco do Batman | Crédito da imagem

Não tem como montarmos uma lista de o que fazer em São Paulo sem incluirmos alguns barzinhos, não é mesmo?

O Beco do Batman é um ótimo lugar para conhecer mais da boemia paulistana, afinal ele mistura arte a céu aberto com muitos bares bem pertinho, já que está no coração da Vila Madalena.

Apesar da fama recente, o Beco é referência para o grafite paulistano há mais de 30 anos.

Reza a lenda que seu nome surgiu porque, nos anos 80, quase que da noite para o dia, a travessa recebeu um grafite do Batman – e o nome acabou pegando.

Com a fama recente, o Beco do Batman está se tornando um dos locais mais visitados da capital, com vários bares, cafés e grafites que não se restringem apenas ao Beco, mas estão por toda a parte no entorno.

A travessa fica no encontro das ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque e pode ser percorrida tranquilamente a pé.

Mas, como todo lugar famoso, a região costuma ficar bem cheia aos sábados, domingos e feriados – por isso, nesses dias, pode haver filas para fotografar os grafites.

Aproveite para passear nas ruas além do Beco, como a escadaria do Patápio (que fica bem pertinho e conta com outras obras super bacanas), a galeria Choque Cultural (próxima da escadaria), o Armazém da Cidade (com ótimos degraus para fotos) e o número 150 da Rua Harmonia, que conta com um grafite com asas coloridas muito procurado para ótimas fotos.

Descubra mais lugares para visitar em São Paulo.

Ainda tem dúvidas qual lugar visitar em São Paulo? Então assista o vídeos e descubra mais encantos dessa linda cidade.

Depois de ver essas dicas, ficou mais fácil descobrir o que fazer em São Paulo?

Gostou deste conteúdo? Nós temos vários artigos bacanas sobre Turismo esperando por você!

Ajude seus amigos: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 1 Média de: 5]

Anúncios