Anúncios

O Que Fazer Em Porto Alegre: 10 Principais Atrações Que Você Precisa Conhecer!

A capital do Rio Grande do Sul é uma cidade cheia de encantos e que, todos os anos, atrai turistas nacionais e internacionais. Se você está pensando em viajar para lá, precisa conferir as nossas dicas de o que fazer em Porto Alegre.

Anúncios

Essa linda cidade arborizada também guarda uma infinidade de atrativos – e por isso pode ser difícil escolher apenas 10 locais de destaque. Mas, ao visitá-los, certamente você terá uma ideia melhor de como é viver em POA.

Cultura, esportes e muita natureza são o que lhe esperam. Continue lendo e veja as dicas de o que fazer em Porto Alegre para tornar a sua viagem ainda mais incrível!

Ah e não deixe de ver até o fim da página, pois lá tem um vídeo com curiosidades e dicas do que fazer em Porto Alegre, para planejar sua viagem.

1 – Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS | Crédito da imagem

O Museu de Ciências e Tecnologia reabriu as portas em 2019, após um período de reformas e melhorias, e conta com uma série de exposições fixas e itinerantes para entreter os visitantes.

Algumas das exposições que você poderá visitar são:

  • arqueologia, contando a história humana por meio de objetos de povos antigos;
  • a Viagem do Beagle e Marcas da Evolução, que mostram os caminhos evolutivos das espécies;
  • fluidos, que explica como se comportam os fluidos presentes nos menores dos seres vivos até a estrela de maior magnitude;
  • mamíferos aquáticos, com um esqueleto impressionante da baleia-de-Bryde, um dos gigantes do oceano com cerca de 15 metros;
  • giroscópio humano, simulador de ambiente sem gravidade para todos os visitantes sentirem-se como um astronauta.
  • Além delas, agende a sua visita para conhecer o Planetário Digital, o show científico Van der Graaf e os Minutos da Ciência.

O museu é composto por 3 pavimentos e 2 mezaninos e conta com vários conteúdos interativos que vão tornar essa uma visita estimulante para toda a família.

Para agendar o passeio, acesse o site do Museu. O horário de funcionamento é de terça à sexta, das 9h às 17h e sábados e domingos das 10h às 18h.

2 – Arena do Grêmio

Arena do Grêmio

Arena do Grêmio | Crédito da imagem

Impossível pensarmos na capital gaúcha sem falarmos dos dois principais times da cidade: Grêmio e Internacional.

Por isso, uma dica imperdível de o que fazer em Porto Alegre é conhecer a arena do Grêmio – um passeio super bacana para os aficionados por futebol.

Pelo site oficial da Arena Tour, você poderá optar entre fazer um passeio pela Arena do Grêmio com duração aproximada de 70 minutos ou conhecer o Museu do Grêmio, o Memorial Hermínio Bittencourt.

Uma sala de experiência imersiva que faz com que o visitante se sinta parte da história, além de poder visitar os troféus e assistir aos vídeos e painéis interativos que reproduzem os principais títulos do time.

Durante a visita à arena, você conhecerá: a cabine de imprensa, as cadeiras superiores, as cadeiras gold, o camarote, a sala de coletivas, o vestiário, a zona mista (o visitante poderá ir até a beira do gramado) e também os bancos de reserva.

3 – Estádio Beira Rio

Estádio Beira Rio

Estádio Beira Rio | Crédito da imagem

Ao invés do Grêmio, você é mais fã do Colorado? Então saiba que também é possível visitar o Beira Rio, o estádio do Internacional.

Chamada de “Visita Colorada”, o passeio é um tour guiado pelo novo estádio Beira Rio, quando é possível acessar os locais mais emblemáticos e cobiçados pela torcida.

São disponibilizados pacotes variados como: Visita Colorada, Visita Colorada VIP e Roteiro Pré-Jogo, disponível apenas em dias de jogo no estádio.

Na Visita Colorada, o visitante conhecerá o Museu do Inter, a Sala de Conferência, o Vestiário dos Visitantes e a beira do gramado. O passeio tem duração de 50 minutos.

Já na Visita Colorada VIP, além desses locais citados, o visitante também terá acesso aos camarotes, ao Coração do Gigante, a zona mista, a sala de conferências e ao Memorial Fernandão Eterno.

A duração do passeio também é maior: 1h30.

Mais informações sobre agendamentos e preços diretamente no site do Internacional.

4 – Lago Guaíba em Porto Alegre

Lago Guaíba em Porto Alegre

Lago Guaíba em Porto Alegre | Crédito da imagem

Segundo os gaúchos, a principal atração de Porto Alegre é o pôr-do-sol, o mais bonito do mundo. E se ele for apreciado do Lago Guaíba, a beleza será ainda maior.

Então, na nossa lista de o que fazer em Porto Alegre, não poderíamos deixar esse atrativo de fora, não é mesmo?

O Lago Guaíba é um local de muita importância histórica e cultural para a cidade, sendo que a Bacia Hidrográfica do Guaíba equivale a um terço do território do Rio Grande do Sul e é o único manancial de abastecimento da capital gaúcha.

Uma ideia para conhecer esse local incrível é fazer um delicioso passeio de barco pelo lago. Em POA, existem duas opções: a Cisne Branco, com embarque no cais do porto e a Porto Alegre 10, com embarque na Usina do Gasômetro.

O passeio tem mais ou menos 1 hora de duração e percorre as principais ilhas do Guaíba, com locução durante o itinerário contando a história de Porto Alegre.

Além desses, algumas empresas ainda oferecem outras possibilidades, como o passeio de barco Happy Hour, com 1h30 de duração e música ao vivo a bordo e o passeio almoço, com 2 horas de duração e navegação rumo à zona sul da cidade.

5 – Parque Moinhos de Vento em Porto Alegre

Parque Moinhos de Vento em Porto Alegre

Parque Moinhos de Vento em Porto Alegre | Crédito da imagem

Mais conhecido pelos gaúchos como “o Parcão”, o Parque Moinho dos Ventos é uma atração imperdível de Porto Alegre e atrai dezenas de pessoas diariamente para correr, caminhar, pedalar ou simplesmente apreciar a natureza.

Aos finais de semana, ele é o destino certo de várias famílias que vão ao local fazer piqueniques ou assistir os vários shows e concertos que ocorrem por lá.

O Parque Moinho dos Ventos fica localizado no bairro de mesmo nome e foi criado em 1972.

Hoje, além de inúmeros atrativos naturais, ele conta com aparelhos de ginástica, campo de futebol, espaço para bocha, pista de patinação e quadras poliesportivas.

Para as crianças, também existem atrativos, como a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah (que funciona dentro do moinho) e os vários playgrounds.

6 – Parque Farroupilha em Porto Alegre

Parque Farroupilha em Porto Alegre

Parque Farroupilha em Porto Alegre | Crédito da imagem

O Parque Farroupilha (ou Redenção) é o mais tradicional da cidade e por isso sempre aparece nas dicas de o que fazer em Porto Alegre.

Ele foi tombado em 1997 como Patrimônio Histórico e Cultural da capital e conta com vários monumentos, palmeiras, pedalinhos, minizoo e orquidário ao longo dos seus mais de 38 mil m².

Sua belíssima área verde atrai inúmeros turistas e moradores – sendo este o local ideal para apreciar um bom chimarrão, bem ao modo porto-alegrense. O parque está situado entre os bairros Bom Fim e Cidade Baixa.

Os monumentos são um dos pontos mais bacanas do parque, já que são mais de 40 deles, sendo que vários foram presentes de outros países.

Alguns dos destaques são: a fonte luminosa produzida em Nova Iorque e inaugurada em 1935 e o Monumento do Expedicionário, inaugurado em 1953, que representa o arco do Triunfo com esculturas em relevo homenageando os pracinhas da Segunda Guerra.

Aos sábados, ao longo da Avenida José Bonifácio, acontece a Feira Ecológica, onde são comercializados produtos integrais, verduras sem agrotóxicos e vários tipos de mel.

E aos domingos ocorre o Brique da Redenção, uma feira de antiguidades, artes plásticas, artesanato e gastronomia com mais de 300 expositores.

7 – Casa de Cultura Mário Quintana

Casa de Cultura Mário Quintana

Casa de Cultura Mário Quintana | Crédito da imagem

Impossível falarmos de Porto Alegre, sem nos recordarmos com saudade do eterno poeta Mário Quintana, não é mesmo?

A visita é valiosa por vários motivos, a começar pela linda arquitetura onde a Casa se localiza: o prédio do antigo Hotel Majestic, construído entre 1916 e 1933, onde é possível visitar o quarto do grande poeta, além de mergulhar na história da cidade.

Existem 3 pontos que são imperdíveis desse passeio:

  • o café “Santo de Casa”, que fica no último andar e oferece variadas opções de comidas e bebidas, além de uma vista espetacular do Guaíba;
  • o Jardim de Lutzenberger, localizado no quinto andar;
  • a sala de cinema, que, na verdade, é um conjunto com 3 salas e projetores alemães, onde são exibidos filmes fora do circuito comercial.

Além desses locais, o espaço conta com a exposição de várias obras de artes, bibliotecas, o Acervo Elis Regina (no segundo andar) e, claro, o quarto do poeta, que reconstrói fielmente o ambiente, com móveis e objetos pessoais de Quintana doados pela sobrinha, Elena Quintana.

8 – Jardim Botânico em Porto Alegre

Jardim Botânico de Porto Alegre

Jardim Botânico de Porto Alegre | Crédito da imagem

Um dos locais mais bonitos da capital, o Jardim Botânico, não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Porto Alegre.

Esse oásis verde de tranquilidade ocupa um terreno de 39 hectares e é coberto por mais de 5 mil árvores, sendo que várias estão nas listas de espécies em extinção.

Outro atrativo são as inúmeras trilhas que cortam o Jardim, com vista para diferentes vegetações e para dois lagos, ambos habitados por tartarugas.

O Jardim Botânico fica aberto para visitação de terça à domingo, das 08h às 17h e tem uma proposta um pouco diferente dos demais parques da capital.

A ideia é que o espaço funcione como uma “fuga” dos problemas diários, sendo excelente para quem deseja relaxar e ter um pouco mais de tranquilidade.

Além disso, o parque conta com um vasto inventário da flora gaúcha, com sinalização detalhada sobre as características das plantas, o Museu de Ciências Naturais e o Serpentário.

Aproveite a paisagem incrível para fazer lindas fotos ou ainda faça algumas compras durante o passeio no Viveiro, onde é possível encontrar mudas nativas.

9 – Shopping Boulevard Laçador de Porto Alegre

Shopping Boulevard Laçador de Porto Alegre

Shopping Boulevard Laçador de Porto Alegre | Crédito da imagem

Você prefere dicas de turismo que envolvam compras e boa gastronomia? É claro que não poderíamos deixar de fora da nossa seleção de o que fazer em Porto Alegre o famoso Shopping Boulevard Lançador.

Ele é considerado um “shopping lifestyle”, com fácil acesso e uma vista super bacana do aeroporto da cidade.

O foco do espaço é mesmo a área de gastronomia, além de contar com uma bela área verde, um playground para as crianças e o famoso avião Douglas DC-3 Varig, reformado e considerado um dos primeiros aviões do modelo fabricado no mundo.

Além de aproveitar as delícias gastronômicas, o visitante também pode conhecer o interior da aeronave. O shopping ainda sedia vários eventos.

10 – Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre | Crédito da imagem

Com mais de 110 estabelecimentos, o Mercado Público é uma parada obrigatória em Porto Alegre.

O imponente prédio foi inaugurado em 1869 e logo se tornou o principal ponto de comércio da capital. O segundo piso apenas foi inaugurado em 1912.

Por lá, é possível encontrar uma variedade imensa de itens como:

  • açougues;
  • peixarias e frutos do mar;
  • restaurantes (buffets variados, cozinha macrobiótica, japonesa e portuguesa);
  • lancherias, pastelarias, padarias;
  • quitandas, lojas de sementes e mudas;
  • artesanato regional;
  • bomboniere;
  • loja de peixes ornamentais;
  • cafeterias;
  • barbearia;
  • livraria e muito mais.

O mercado funciona de segunda à sexta, das 07h30 às 19h30 e aos sábados das 07h30 às 18h30 (atenção, porque aos domingos ele fica fechado).

Conheça um pouco mais da cidade de Porto Alegre.

Está programando sua viagem e que conhecer um pouco mais da capital Gaúcha? Aqui você vai ver mais sobre os pontos turísticos e curiosidades sobre a cidade.

Depois de ver essa seleção de atrativos, ficou mais fácil escolher o que fazer em Porto Alegre?

Gostou deste conteúdo? Nós temos vários artigos bacanas sobre Turismo esperando por você!

Ajude os seus amigos: compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 1 Média de: 5]

Anúncios