Anúncios

10 dicas super importantes para ter uma horta orgânica em casa!

Anúncios
Anúncios

As hortas orgânicas estão em evidência e muitas pessoas têm buscado essa opção para a sua casa, já que permite plantar hortaliças, ervas e outros itens sem o uso de agrotóxicos – o que torna os seus produtos muito mais saudáveis, além da sua plantação ser “amiga do meio ambiente”.

Se você também quer ter uma horta orgânica em casa, mas não tem muitas ideias de como substituir os fertilizantes e outros produtos químicos, veja algumas dicas importantes que trouxemos e comece hoje mesmo a transformar o seu quintal ou a sua varanda!

1 – Prepare bem o terreno

Antes de começar a sua horta orgânica, escolha o melhor local da casa para iniciar a sua plantação e prepare esse espaço.

Se você for usar vasos ou jardineiras, use algumas pedrinhas, pedaços de madeira ou outros itens que ajudem a dar vazão à água e que também segure a terra no local na hora em que você fizer a rega.

Depois de acomodar bem a terra, faça alguns buraquinhos para colocar as sementes ou mudas e lembre-se de deixar um espaço de cerca de 20 cm entre cada uma.

2 – Faça um inseticida com cebola e alho

Esse inseticida pode ser aplicado nas plantas cultivadas diretamente na terra, no verso e na frente das folhas de 1 a 2 vezes por semana.

Para fazê-lo, você irá reaproveitar as cascas de alho e de cebola e o cheiro é que será responsável por repelir, naturalmente, os bichinhos.

Junte um punhado de cascas e coloque-as para ferver, quando a infusão estiver pronta, deixe esfriar e então borrife nas plantas. É importante trocar o líquido toda semana.

Anúncios

3 – Faça seu próprio adubo

Existem muitos itens que você poderá reaproveitar para criar o seu próprio adubo, como restos de leite, filtro de café e borras de café, casca de frutas, sobras de legumes e verduras e iogurte.

Não é recomendado usar restos de comidas temperadas, muitas frutas cítricas, esterco de animais domésticos, madeiras envernizadas, papel plastificado, gorduras animais e restos de carne.

A compostagem é o melhor método para isso e existem vários tamanhos de composteira para todas as necessidades.

4 – Use cascas de ovo

As cascas de ovos são ricas em potássio e cálcio e podem funcionar muito bem como um ótimo adubo orgânico.

Para isso, basta secar as cascas e tritura-las até que elas virem pó e então aplica-lo no substrato ou na terra em volta da planta.

A medida é cerca de 5 cascas por cada planta.

5 – Faça a poda corretamente

A poda feita de maneira certa é fundamental para que a sua horta orgânica prospere.

Para as plantas com caule semirrígido (como a hortelã, a sálvia e o manjericão) é indicado o corte abaixo dos pares de folhas terminais.

Sempre podando o ramo que está logo acima do nó, assim você irá permitir que o ramo continue crescendo, se cortar muito acima, você irá matar essa área e esse ramo não crescerá mais.

Riscos para Pintura Grátis

Prontos para Você imprimir

6 – Use casca de banana

Fonte de potássio e de fósforo, a casca de banana pode aparecer na sua horta orgânica de modo a enriquecer o seu solo.

Para isso, corte as cascas em pedaços bem pequenos e junte ao solo próximo das plantas.

Outra opção é triturar 5 cascas de bananas no liquidificador junto de 1 litro de água ou secar a casca de banana em um desidratador elétrico, solar ou no calor residual do forno e depois usar essa mistura na sua horta.

Anúncios

7 – Use folhas de girassol

Para eliminar os insetos da sua horta orgânica, uma boa receita é usar folhas de girassol, já que quando se pulveriza a suas plantas com essa mistura ela ajudará a manter os bichinhos longe.

Ferva as folhas de girassol de 1 a 2 minutos, coe e deixe esfriar. Em seguida pulverize as plantas atacadas.

8 – Use canela em pó

A canela, além de ser um ótimo alimento para a nossa saúde, também ajuda a manter a nossa horta orgânica sadia.

Ela é ótima para combater os fungos da sua plantação, além de ajudar no crescimento das plantas, evitar formigas, recuperar as folhas danificadas e afastar mosquitos.

O seu uso irá depender do seu objetivo, mas em geral a canela pode ser aplicada diretamente no solo (para enriquecê-lo e evitar os fungos) ou nas plantas que estão afetadas com algumas pragas.

9 – Fertilize com borra de café

A borra de café que iria para o lixo, pode ser reaproveitada na sua horta orgânica para deixar as suas plantas mais fortes e sadias.

Coloque um pouco de borra de café na sua horta, junto da terra, e verá como as suas plantas ficarão mais bem nutridas.

Isso acontece porque ela é rica em nitrogênio – um ótimo fertilizante- e ainda ajuda a proteger as raízes de ataque de fungos.

10 – Faça uma estufa de garrafa pet

A sua horta orgânica é nos vasinhos? Não tem problema, saiba que mesmo assim é possível estimular o crescimento das suas mudinhas sem o uso de nenhum agrotóxico.

Corte uma garrafa pet e inclua no seu vaso, assim você terá uma estufa natural para que a sua mudinha cresça mais rápido e mais forte.

Com todas essas nossas dicas, ficou mais fácil ter uma horta orgânica na sua casa?

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 3 Média de: 4.7]

No Responses

  1. Tudo Especial
  2. Anônimo
  3. Anônimo
  4. Anônimo
  5. Anônimo
  6. Anônimo
  7. Anônimo
  8. Anônimo
  9. Anônimo
  10. Anônimo
  11. Anônimo
  12. Anônimo
  13. Anônimo
  14. Anônimo
  15. Anônimo
  16. Anônimo
  17. Anônimo
  18. Anônimo
  19. Anônimo
  20. Anônimo
  21. Anônimo
  22. Anônimo
  23. Anônimo
  24. Anônimo
  25. Anônimo
  26. Anônimo
  27. Anônimo
  28. Anônimo
  29. Anônimo
  30. Anônimo
  31. Anônimo
  32. Anônimo