Flores de Tecido: Absolutamente Tudo o Que Você Precisa Saber!

As flores de tecido são itens indispensáveis para quem trabalha com artesanato, já que elas permitem criar várias peças e ainda personalizar tantas outras.

E o mais legal é que dá pra criar uma infinidade de variedade, com itens diversos, como: flores de fuxico, flores de feltro, flores de viés, flores de crochê, flores de seda e muitas outras.

Engana-se quem pensa que conseguir resultados incríveis com as flores de tecido é muito complicado.

Na verdade, elas são fáceis e bem rápidas de fazer, mas que podem deixar a sua peça com um acabamento diferenciado, ou ainda ser ela própria a principal ‘estrela’ da sua criação.

Onde posso usar as flores de tecido?

Uma dúvida muito comum para quem está começando a produzir flor de tecido é se ela realmente possui aplicação no artesanato. E a resposta é: SIM!

As flores de tecido estão em alta e podem ser usadas como peça principal ou como acabamento de algo maior. Existe muita procura por peças que podem ser feitas usando apenas uma flor de tecido e um pouco de criatividade.

Exemplos são vários, como: acessórios de cabelo (tiaras, presilhas e elásticos), broches, coroas de flores, capas de almofadas, guirlandas de flores, customização e apliques em roupas e bolsas, móbiles, enfeites de lapela, vasinhos de flores, na customização de objetos de decoração (como abajures), em buques de noivas e daminhas de honra, como chaveiros, em coleiras para os cachorros e muitas outras aplicações.

Ou seja, já deu para notar que as flores de tecido são muito versáteis e podem ser usadas de formas diferentes, criando peças únicas e, claro, ajudando a incrementar a renda, não é mesmo?

Você sabia que muitas pessoas estão ganhando dinheiro fazendo esses itens com flores de tecido e vendendo? Então porque você também não começa a incrementar a sua renda com essas ideias?

Veja a dica da artesã Ana Cristina Campos para quem quer começar a ganhar dinheiro com esse ramo:

Minha dica é ‘faça as suas peças’, não pense que é difícil, que você não é capaz. Tudo na vida da gente é preciso tentar. Gosto de motivar as pessoas a tentarem fazer o que têm vontade, sem medo! Fazer dar certo é consequência do ato de você começar – fonte

E agora, está mais motivado a começar a trabalhar com as flores de tecido?

Ah, mas flores de tecido são difíceis e exigem muito conhecimento em artesanato!

Esse é, na verdade, mais um mito sobre as flores de tecido. É claro que existem muitos modelos, mas a grande maioria é bem simples de ser feita e não exige um conhecimento prévio em outras técnicas de artesanato, como corte e costura.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, produzir flores de tecido é bem simples e você poderá acompanhar todos os passo a passo mesmo sem nunca ter produzido nenhuma peça de artesanato.

Quais as vantagens das flores de tecido?

Você já deve estar quase convencido de que produzir modelos diferentes de flores de tecido pode ser algo muito lucrativo e prazeroso, não é mesmo?

Mas, se mesmo assim, você ainda tem dúvidas a respeito dessa técnica, veja algumas vantagens de produzir flores de tecido:

  • são fáceis de fazer;
  • não exigem alto investimento;
  • podem ser produzidas a partir de retalhos de tecidos diferentes;
  • podem ser usadas em várias peças;
  • ajudam a customizar itens (e aumentar o seu valor de venda);
  • não exigem o uso de vários materiais;
  • são versáteis, com modelos diferentes e muitas aplicações;
  • permitem um acabamento melhor em outras peças de artesanato;
  • são fáceis de serem vendidas, pois possuem muita procura;
  • podem ser uma fonte de renda.

Flor de tecido passo a passo: como fazer?

Está curioso para aprender como fazer flores de tecido e colocar a mão na massa? Então veja essas ideias super bacanas –e bem fáceis- que separamos para você começar a produzir suas flores de tecido hoje mesmo!

Flor de fuxico

A flor de fuxico é um dos modelos mais fáceis de fazer e pode ser montada a partir de retalhos de tecido. Ela é bastante delicada e fica linda em qualquer uma das ideias que listamos acima.

Nesse passo a passo, você irá precisar de retalhos de tecido (que podem ser lisos ou estampados), alguns botões e um molde redondo (você pode usar um prato, um copo, um pires ou um compasso).

O pulo do gato, no entanto, é se lembrar que a flor de fuxico ficará com aproximadamente metade do tamanho do círculo inicial.

Na ideia que vamos lhe ensinar, a flor de fuxico é usada como presilha de cabelo, mas você poderá dar novos usos a ela. Dessa forma, pense no tamanho de círculo que será mais adequado ao seu trabalho.

O modo mais fácil de fazer a flor de fuxico é:

1º Corte o retalho de tecido no tamanho do círculo que preferir

2º Faça uma pequena barra, dobrando um pedacinho do tecido para dentro do círculo e fazendo um alinhavo em todo o perímetro

3º Com a mesma linha e agulha do alinhavo, vá puxando com cuidado de modo que irá notar o círculo se fechando. Para que a sua flor de fuxico fique perfeita, vá acertando a peça com a mão, de modo a deixar o círculo uniforme.

4º Finalize essa etapa fazendo um arremate no centro

A flor de fuxico está pronta. Sim, é só isso! Agora vem a parte mais gostosa que é o acabamento. Você pode sobrepor flores maiores e menores, criando uma peça única e adicionar alguns botões diferentes no miolo da sua flor de fuxico.

Caso vá usá-la como presilha, cole no verso (com cola quente) um tic-tac, um elástico ou um grampo. Ela também pode ser colada em tiaras ou você poderá montar uma bela coroa de flores.

Veja algumas ideias de onde usar a sua flor de fuxico:

  • acessórios de cabelo;
  • acessórios para o bebê;
  • customização de roupas;
  • aplique em bolsas;
  • criando um colar de retalhos;
  • buquê de flores de fuxico;
  • vaso de flores de fuxico;
  • tapete e mantas de sofá;
  • e muitos outros!

E o mais legal é que esse é um modelo de flor de tecido muito fácil e rápido de fazer. No total, com a prática, você não irá gastar nem 5 minutos para produzir uma florzinha. Ou seja, dá pra criar muitas peças em um só dia!

Flor de feltro

O feltro é um material que está em evidência no artesanato atual. Por isso, muitas pessoas têm buscado aprender técnicas novas com ele. Ao contrário do tecido tradicional, trabalhar com o feltro é ainda mais fácil, porque ele não desfia e você não precisa de muita habilidade.

A flor de feltro ainda possui uma vantagem: com esse passo a passo você praticamente não vai precisar costurar. Ou seja, é ainda mais fácil que os outros modelos. E ela pode ser usada em muitos itens como guirlanda de flores, acessórios de cabelo e até na customização de objetos.

Veja como é simples esse passo a passo:

1º Inicie cortando 8 círculos de cores variadas usando um copo comum como molde

2º Corte a parte ‘debaixo’ do círculo e transforme-os em semicírculos

3º Coloque uma gotinha de cola universal em uma das pontas desse semicírculo e em seguida dobre-o de modo a formar uma pétala

4º Repita esse procedimento com os 8 semicírculos

5º Corte a ‘bundinha’ das pétalas para que elas se encaixem melhor

6º Agora é o momento de unir a sua flor. Passe uma linha única por todas as pétalas e faça um arremate no centro.

7º Para dar um acabamento perfeito a sua flor de feltro, cole na parte de trás um círculo de feltro e na parte da frente um botão ou outro detalhe que você preferir.

E pronto! A sua flor de feltro já pode ser usada em diversas aplicações. Você viu como é simples?

Veja algumas ideias de onde você poderá usar essa linda flor de feltro:

  • em outro trabalho de feltro, como bichinhos e móbiles infantis;
  • em guirlandas de flores ou de maternidade;
  • como acessórios de cabelo (com presilhas, tiaras e elásticos);
  • como enfeite de presentes;
  • na customização de objetos (como aplicadas em cúpulas de abajur);
  • e onde a sua criatividade permitir!

Flor de tecido e feltro

Outra possibilidade é unir duas técnicas e criar uma peça única e diferenciada. Nesse passo a passo, você irá aprender a fazer um modelo de flor de tecido que também utiliza o feltro.

O modelo é feito com pétalas em formato de coração, o que deixa o seu trabalho muito mais delicado. Na verdade, quando você vê o resultado pronto não consegue acreditar que seja tão fácil de fazer essa linda flor de tecido e feltro.

Para fazer esse modelo, você irá precisar de retalhos de tecido e de feltro, cola quente, cola de tecido, botões variados e tesoura.

Veja o passo a passo:

1º O molde das pétalas é um coração, que poderá ser feito em tamanhos variados dependendo da sua intenção com a flor. Então inicie cortando 5 corações de feltro e 5 corações de tecido. Note que os corações de feltro e de tecido precisam ter tamanhos diferentes, já que um ficará ‘dentro’ do outro, formando uma só pétala.

2º Use a cola de tecido para começar a montar a pétala, colando o tecido no feltro. Finalize a pétala, colando o ‘bico’ do coração com a cola quente. (Assim as pétalas ficarão levemente franzidas).

3º Ainda com a cola quente, comece a fixar as pétalas de modo a formar a sua flor de tecido. Para facilitar a montagem, você poderá fazer um pequeno corte no ‘bico’ do coração.

4º Termine finalizando a peça, colando um círculo de feltro na parte posterior da flor e um botão na parte onde será o miolo da sua flor de tecido.

Você poderá fazer inúmeras variações e combinações de cor e estampa. Como essa é uma florzinha mais delicada, é possível utilizá-la em várias peças, como:

  • broche;
  • tiaras, presilhas e elásticos de cabelo;
  • guirlanda de flores e guirlandas de maternidade;
  • aplicadas em bolsas;
  • como enfeite para roupinhas de bebê e crianças;
  • em acessórios para bebês;
  • e muitos outros!

Flor de tecido tradicional

Como você pode notar, existem muitas variações dos modelos de flores de tecido, porém um deles é considerado o mais tradicional de todos, porque é amplamente utilizado por diversos artesãos.

Por isso mesmo, aprender como fazer a flor de tecido tradicional pode ser importante se você está em busca de uma produção variada de peças com as florzinhas.

Apesar de tradicional, esse modelo não é difícil de ser visto e pode ser encontrado em diversas produções artesanais mundo afora, sendo conhecida no exterior como fabric flowers.

Quer começar a fazer a sua flor de tecido tradicional? Então separe: retalhos de tecidos com estampas e cores da sua preferência, linha 10 e agulha, botões variados, tesoura, uma caneta para fazer as marcações no tecido e um copo que será o seu molde para os círculos.

Veja como fazer a flor de tecido passo a passo:

1º Faça 5 círculos de tecido do mesmo tamanho, usando o copo como molde

2º Dobre cada círculo de tecido ao meio e depois ao meio mais uma vez, reduzindo o seu tamanho para ¼ do círculo original

3º Faça um alinhavo na pétala, com linha e agulha. Porém, preste atenção, pois a linha usada para alinhavar a pétala será a mesma para todas as pétalas e a responsável por montar a flor de tecido. Então, não use um pedaço muito pequeno.

4º Vá alinhavando todas as pétalas e depois comece a arrematá-las e a unir as pontas.

5º Feche a sua flor de tecido e finalize colocando um botão que será o miolo da flor (sempre usando a mesma linha).

Se você quiser modificar o formato da sua flor de tecido, terá de dobrar o círculo de maneiras diferentes. Por exemplo, para uma flor de tecido com a pétala mais arredondada, dobre o círculo apenas uma vez. Já para as pétalas retas, dobre o círculo de modo a formar um retângulo e depois dobre ao meio – e então alinhave.

Este é apenas um modelo de flor de tecido, no caso o mais tradicional, porém existem vários modelos diferentes, que podem ser usados para deixar as suas produções ainda mais diversificadas.

As flores de tecido tradicionais também possuem muitas aplicações, como:

  • acessórios de cabelo;
  • coleiras de cachorro e gatos;
  • buquês de noivas e damas de honra;
  • chaveiros;
  • ímãs de geladeira;
  • móbiles;
  • muitas outras aplicações!

Ideias originais para usar as flores de tecido

Agora que você já aprendeu como fazer alguns modelos de flores de tecido, que tal ver algumas dicas de usos originais e criativos?

Como dissemos ao longo desse artigo, é possível usar as suas flores de tecido e as suas flores de fuxico em várias aplicações, mas nós separamos outras ideias imperdíveis para você.

Buquê de noivas

A tendência de usar flores de tecido nos buquês está muito em voga atualmente, sendo que você poderá reproduzir tipos de flores que são difíceis de serem encontradas, como as peônias.

Além disso, outra vantagem de ter um buquê com flor de tecido é que ele poderá durar bem mais tempo do que o tradicional, podendo ser usado como recordação por quem ficar com ele.

Usar buquês de tecido está tão em alta que tem gente investindo e transformando essa ideia em negócio. É o caso da estilista carioca Carol Hungria, que está ganhando dinheiro com a sua coleção de buquês de tecido. Para quem quer se aventurar nessa área, Carol dá uma dica:

O objetivo é não usar o mesmo tecido do vestido no buquê. O ideal é explorar cores e texturas que combinem com o que a noiva está querendo. – Fonte

Existem vários modelos lindos de buquês de flores de tecido, veja alguns para você se inspirar:

Coroa de flores

As coroas de flores voltaram a figurar como um acessório de cabelo incrível. Quem é mais antenado em moda, já deve ter notado essa tendência que tem feito, inclusive, a cabeça das famosas.

Símbolo da cultura hippie, a coroa de flores voltou com tudo e muitas famosas foram flagradas usando o acessório, como as cantoras Katy Perry, Cláudia Leitte e Anitta, além de atrizes e modelos.

A coroa de flores pode ser feita com flores naturais, artificiais ou com várias flores de tecido – o que torna a peça ainda mais durável-. Veja algumas inspirações que têm feito a cabeça de famosas e anônimas mundo afora:

Decoração

As flores de tecido ficam lindas na hora de decorar qualquer ambiente. Elas podem aparecer compondo lindas guirlandas de flores que podem ser usadas na porta principal de casa ou na porta dos quartos ou ainda em vasos, como prendedor de cortina e até como móbiles.

Para a arquiteta e artista plástica Hilda Morelli todo o tipo de artesanato está em alta na decoração, mas na hora de criar um décor com as flores de tecido o ideal é formar arranjos ou peças que a contextualizem e que tragam a personalidade do morador.

Vai da personalidade, mas muito mais do espaço. O ambiente precisa ser enfeitado e não sufocado com o arranjo. Se não é melhor não ter. – Fonte

Veja algumas ideias:

Acessórios e customização de roupas

Os acessórios em geral ficam lindos quando recebem uma bela flor de tecido, o mesmo acontece com as roupas que podem ser transformadas de peças básicas em outras exclusivas, apenas com o uso de algumas flores de tecido.

Veja essas inspirações lindas:

Coleiras para os pets

Os pets têm ganhado cada vez mais espaço na casa e no coração dos brasileiros. Por isso mesmo, os itens voltados para eles fazem o maior sucesso.

Se você quer aumentar a sua renda fazendo flores de tecido, que tal criar alguns acessórios para os bichinhos de estimação?

Veja quanta ideia bacana!

Passo a passo extra: aprenda a fazer uma guirlanda de flores

Agora que você já viu quantos itens incríveis você pode fazer com as flores de tecido, que tal aprender a fazer uma bela guirlanda de flores?

Você poderá usar este passo a passo como base para depois criar outros modelos personalizados.

Para fazer a sua guirlanda de flores, você irá precisar de: tecidos de cores variadas, botões, linha 10 e agulha, tesoura, um papelão mais durinho ou papel panamá, fita de cetim de 2 cm e fita de cetim de 0,5cm, compasso e cola quente.

1º Inicie fazendo as flores de tecido tradicional que você aprendeu neste artigo, com círculos de 3.5cm para as flores e 5.5cm para as folhas

2º Faça a base da sua guirlanda marcando dois círculos com o compasso no papelão. O círculo maior deverá ter 15 cm e o menor 10 cm.

3º Recorte o papelão e encape-o com a fita de cetim mais larga. Finalize com cola quente.

4º Adicione um fitilho para pendurar a guirlanda.

5º Em seguida, vá colando primeiro as folhas de tecido e depois as flores, deixando-as bem próximas.

Pronto, a sua guirlanda já pode ser usada (ou vendida)! Viu como é fácil?

Aprenda como fazer uma linda rosa de fuxico passo a passo

Veja no vídeo abaixo, o passo a passo bem explicado, de como fazer uma rosa de fuxico, que terá muitas utilidades e você poderá usá-la como e onde quiser.

Com esse guia completo você já poderá produzir várias flores de tecido e criar peças lindas para vender ou dar de presente aos amigos e familiares.

O que achou das nossas dicas e ideias? Já está inspirado para começar a sua produção?

Novas Técnicas Para Ampliar o Seu Conhecimento

Aprenda técnicas encantadoras e crie facilmente maravilhosas flores e outros objetos de tecido que vão surpreender a todos!

Aprenda a fazer lindas flores de tecido

Aprenda a fazer lindas flores de tecido


Artigos Relacionados!


Você quer baixar agora uma
Apostila GRATUITA com 12 Moldes de Galinhas!?

Chega de procurar moldes na internet, baixe agora a nossa apostila e facilite o seu dia a dia!

Digite o seu MELHOR e-mail abaixo e clique no botão...
x