Anúncios

10 estilos de decoração para a sua casa que estão com tudo!

Anúncios
Anúncios

Os estilos decorativos são super importantes para qualquer pessoa que goste ou queira aprender a decorar melhor. Nem sempre é necessário estar fixado a apenas uma opção, mas saber mesclá-los adequadamente é super importante para um bom resultado.

Existem inúmeros estilos decorativos – e o mais legal é que a decoração de interiores é bastante democrática, já que muitos podem ser usados atualmente, mesmo aqueles que se baseiam em épocas passadas.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja os 10 estilos decorativos que mais têm sido usados por arquitetos e decorados e leia dicas incríveis de como aplica-los na sua casa!

1- Estilo moderno/ contemporâneo

O estilo moderno ou contemporâneo é um dos mais buscados por quem gosta de praticidade e prefere uma decoração mais “clean”.

Nesse tipo de decoração, os móveis possuem linhas mais retas, as cores são mais neutras e há uma rica mistura de materiais e texturas – que ajuda a trazer mais vitalidade para os ambientes.

Uma dica para quem quer usar o estilo moderno é sempre se lembrar da máxima de que “menos é mais” e assim buscar retirar os excessos da decoração.

2- Rústica

O estilo rústico está muito em voga atualmente e deixou de ser uma decoração apenas resguardada as casas de campo e fazenda.

Essa é uma decoração muito relaxante e acolhedora, que traz um pouco do aspecto de vida rural para a sua casa (mesmo ela estando na cidade).

Para conseguir esse efeito, dê preferência à móveis de madeira, com aspecto mais desgastado ou antigo, além de abusar de plantas e de materiais com tecidos como o linho.

Anúncios

3- Náutico ou Navy

Charmoso e muito fácil de compor, o estilo náutico ou navy tem conquistado o coração dos brasileiros, garantindo um ar de frescor e de mar às casas e apartamentos.

Os tons de azul e branco formam a base desse estilo decorativo, além de abusar da mistura de texturas como madeira de diferentes acabamentos.

Arremate a sua decoração com os detalhes como as almofadas e os objetos de decoração que lembrem a vida marítima, como estrelas do mar, conchas, navios, âncoras, lemes e assim por diante.

4- Escandinavo ou nórdico

Um sucesso mundial na decoração, o estilo nórdico ou escandinavo tem como base ambientes bem claros (principalmente brancos) e com mistura de materiais, sobretudo com o uso da madeira.

Como o excesso de branco pode tornar os ambientes cansativos, use outros tons mais sóbrios para compor o ambiente e salpique alguns tons pastéis para trazer mais vitalidade.

Outros itens, além da madeira, também podem aparecer como peles, mármore e aço, deixando os espaços tranquilos e aconchegantes (com uma pegada mais clean).

5- Vintage/ Retro

Embora muitas pessoas confundam, a decoração vintage é aquela que usa de móveis realmente antigos (mas que podem ter passado por algumas reformas, sem perder a sua essência), já a decoração retro usa móveis que parecem antigos (já que são feitos com a mesma modelagem da época), mas que foram produzidos nos dias atuais.

De qualquer forma, ambos os estilos buscam em épocas passadas o seu charme. Você pode criar um ambiente totalmente vintage/retro ou apenas salpicar algumas peças na sua decoração moderna, escandinava ou rústica, por exemplo.

Só tome cuidado para que a sua decoração faça sentido e não pareça apenas um showroom de antiquário, hein?

Riscos para Pintura Grátis

Prontos para Você imprimir

6- Pop Art

Do campo das artes para a decoração, esse é o estilo pop art, criado na década de 60 nos Estados Unidos e que tem atraído um número cada vez maior de interessados.

Para que esse estilo invada a sua casa, aposte em quadros e pôsteres das propagandas desse período (que usavam muito o pop art) como as da Coca Cola, as latas de sopa Campbell e claro as obras de Andy Warhol (o maior exponencial do movimento).

Não se esqueça de adicionar cor e mistura de tons mais vivos, além de móveis da década de 60.

Anúncios

7- Provençal

Natural da região de Provence, na França, esse estilo é o preferido pelos românticos e que adoram dar um ar de época aos ambientes.

As características mais marcantes são os móveis em pátina (ou com aspecto um pouco mais surrado), as cores suaves, as estampas florais e as cadeiras e móveis com pés em cabriolet.

Só tome cuidado porque o estilo provençal pode deixar os ambientes muito femininos, nesse caso, uma boa dica é mesclar com itens mais rústicos.

8- Candy Colors

A decoração candy colors é suave e super divertida ao mesmo tempo. Para conseguir esse efeito, o segredo é usar tons pastéis e combiná-los com um fundo neutro, como o branco.

Você poderá usar esse estilo em todos os ambientes da casa, dando mais graciosidade e leveza a eles.

Justamente por esse caráter é que esse é um dos estilos favoritos pelas mamães na hora de decorar os quartinhos de bebês.

9- Shabby Chic

Romântica e delicada, a decoração Shabby Chic é uma mescla do estilo provençal e do candy colors.

Para isso, são usados móveis mais antigos e com aspecto de desgastados e os tecidos florais, mas com cores mais suaves e abusando dos tons pastéis.

O estilo shabby chic lembra uma casa de campo antiga e é capaz de deixar qualquer cômodo muito mais aconchegante e saudoso.

10- Industrial

Para aqueles que adoram um ambiente mais jovem e moderno, o estilo industrial é o mais indicado, trazendo todas as características e os padrões urbanos da vida nas grandes metrópoles.

Se você quer conseguir esse efeito, abuse da mistura de materiais como madeira virgem, couro, aço e cimento queimado, usando os móveis como principal destaque do ambiente.

O estilo industrial é moderno e democrático: pode misturar épocas e abusar de luminárias e pendentes – se possível abuse da luz natural com grandes janelas, sem se esquecer de deixar a vista detalhes arquitetônicos como vigas e canos.

E, então, gostou de conhecer esses 10 estilos decorativos? Qual deles você usaria na sua casa?

[wp-review id=”3978″]

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 0 Média de: 0]

No Responses

  1. Tudo Especial
  2. Anônimo
  3. Anônimo
  4. Anônimo
  5. Anônimo
  6. Anônimo
  7. Anônimo
  8. Anônimo
  9. Anônimo
  10. Anônimo
  11. Anônimo
  12. Anônimo
  13. Anônimo
  14. Anônimo
  15. Anônimo
  16. Anônimo
  17. Anônimo
  18. Anônimo
  19. Anônimo