Home » Organização » 10 erros de organização que fazem a sua casa parecer bagunçada!

10 erros de organização que fazem a sua casa parecer bagunçada!

Por mais que você organize a sua casa, parece que nunca está adequado e você jamais consegue encontrar o que procura? Isso pode estar acontecendo porque alguns cuidados básicos não estão sendo tomados.

Deixar a casa em ordem, muitas vezes, não significa “esconder” os itens em locais de difícil acesso. Essa é uma atitude muito comum e pode dificultar o seu dia a dia, causando mais confusão e bagunça do que organização.

Ficou curioso? Então continue a leitura e veja os erros que você pode estar cometendo e que prejudicam sua arrumação!

1- Não pensar na funcionalidade

Como adiantamos no início desse texto, não pensar na funcionalidade é um dos principais erros de organização.

Se você usa muito determinados itens é essencial que eles estejam sempre à mão, em um local em que fiquem organizados, mas que seja acessível.

Nesse exemplo, a gaveta para os temperos deixa tudo de forma organizada, mas visual, facilitando o dia a dia na cozinha.

2- Não doar itens sem uso

Se você tem muitas coisas que já não usa mais, que tal colocá-las para a doação?

Ficar acumulando objetos que já não servem mais no seu dia a dia, apenas compromete o seu espaço físico.

Por isso, quando for organizar a sua casa, pense criteriosamente se você realmente faz uso daquela peça e se ela não pode ser encaminhada para alguém que realmente esteja precisando.

3- Não organizar a correspondência

De nada adianta ter uma casa como uma revista de decoração, se no dia a dia a sua organização não funciona e não lhe ajuda.

Organizar a correspondência é extremamente importante, ajudando a separar as contas a vencer, as informações importantes e aquelas que necessitam de uma resposta urgente.

Nesse sentido, uma caixa com divisórias ou até mesmo uma janela antiga já podem lhe ajudar.

4- Não ter um guarda roupa funcional

Um guarda roupa funcional é extremamente importante para poder deixar a sua organização mais prática e rápida para o dia a dia.

Isso significa saber dividir as suas peças por estação do ano, usos (como roupa para trabalhar e para sair) ou até por cores.

O mais importante é encontrar um método que funcione para você e que, ao bater o olho no seu armário, você saiba exatamente onde está cada peça – evitando perder tempo procurando por aquele item que você deseja.

5- Usar caixas organizadoras escuras

As caixas organizadoras são ótimas aliadas da arrumação, mas é muito importante que você consiga ver o que está dentro delas.

Isso ajuda na hora de encontrar o que procura e também de manter tudo em ordem.

Mas, se não for possível, tente ao menos etiquetar as suas caixas, separando por itens mais e menos usados. E, sempre compre as caixas de acordo com o tamanho e a quantidade de itens que irá guardar.

6- Não separar os fios

Não adianta apenas “esconder” todos os fios e cabos dentro de uma caixa que ficará dentro de um armário, se cada vez que você precisar, não conseguir encontrar.

O ideal é separar cada fio e anotar qual a sua utilidade, e depois colocá-los em uma caixa de fácil acesso.

Assim, da próxima vez que você precisar de um cabo USB, por exemplo, não passará horas tirando os nós e procurando fio por fio.

7- Desconsiderar a lavanderia

Você organizou a casa toda, mas a lavanderia ainda está um caos? Esse é um erro de organização bastante comum.

A área de serviço é um ponto importante da casa e, assim como os demais cômodos, deve ser funcional e prático, facilitando o seu dia a dia.

Por isso, deixe os itens de uso diário sempre à mão e em uma altura fácil de pegar, e os demais você pode colocar em armários ou prateleiras mais altos.

8- Entulhar caixas embaixo da cama

Quem nunca ouviu aquela expressão “varrer para debaixo da cama”? Pois existem muitas pessoas que usam esse espaço para acomodar itens variados.

As caixas de papelão ou de plástico, porém, podem não ser suas melhores aliadas, já que, além de nada práticas, ainda podem deixar seu quarto com aspecto bagunçado.

Se possível, dê preferência às camas com baús e gavetas ou então use a criatividade como na foto acima.

9- Não aproveitar bem os espaços

Organização e decoração são dois aspectos que andam de mãos dadas e um interfere no outro.

Se a sua casa é pequena, para mantê-la organizada, é essencial saber aproveitar bem os espaços com móveis funcionais e inteligentes.

Isso irá facilitar o seu dia a dia e será bem mais fácil deixar tudo arrumado, do que uma casa pequena cheia de móveis que dificultam até mesmo a locomoção.

10- Não organizar os documentos

Quem disse que a organização é apenas para os itens de decoração e roupas?

Manter os documentos em ordem é essencial para facilitar o seu dia a dia e para evitar que os mesmos fiquem espalhados pela casa, ou ainda que você perca algum documento importante.

Por isso, monte um arquivo fácil, separando os documentos por tipos e funções, como certidões de casamento e nascimento, documentos relativos à casa e ao carro e assim por diante.

E, então, será que você está cometendo algum desses erros de organização?

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!