Anúncios

Dieta Low Carb: Como Aderir a Nova Moda Fitness?

Se você é daqueles antenados com o dia a dia das celebridades ou do mundo da alimentação, talvez já tenha reparado na dieta low carb que tem sido a principal escolha de várias pessoas que desejam emagrecer e ainda manter a saúde em dia.

Anúncios

Prescrita atualmente por vários médicos e nutricionistas, a dieta low carb, como o próprio nome sugere, visa à diminuição da quantidade de carboidratos.

Tem sido associada a vários benefícios além do emagrecimento, como a diminuição dos riscos de desenvolvimento de diabetes e de síndrome metabólica.

Quer saber mais sobre essa dieta e aprender a aderir a essa nova tendência de alimentação? Continue a leitura!

Dieta Low Carb

O que é a dieta low carb?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a dieta low carb não significa dieta sem carboidratos, mas sim com uma redução da ingestão diária dos alimentos desse grupo alimentar.

A orientação normal é que os carboidratos sejam responsáveis por 50 a 55% do que é consumido em um dia. Nas dietas low carb esse percentual pode variar de 45% a até 5%, dependendo do protocolo usado.

Além da redução do consumo de carboidrato, o método ainda prega que os carbos consumidos sejam, prioritariamente, aqueles com baixo índice glicêmico, ou seja, cuja glicose (açúcar) é absorvida em uma velocidade mais lenta, diminuindo os picos de insulina no organismo.

Assim, a low carb faz com que as pessoas tenham que pensar na sua alimentação e façam escolhas mais nutritivas, com carboidratos com menos açúcares e mais fibras.

Dieta Low Carb

Por que a dieta low carb emagrece?

Quando você passa a reduzir a quantidade de carboidratos que ingere diariamente e passa a consumir mais proteína e gordura, você sentirá saciedade por um período mais prolongado, o que significa, ao longo do dia, consumir menos calorias, sem precisar ficar restringindo a quantidade do que consome e nem passar fome.

Muitas pessoas optam pela low carb justamente porque conseguem comer vários itens que gostam, sem precisar pensar na quantidade ou ficar contando calorias, e só essa mudança já é suficiente para que elas consigam levar a dieta adiante e assim reduzir o seu peso.

Esses dois fatos são responsáveis por tornarem a low carb uma verdadeira máquina de queimar gordura.

Diversas pesquisas têm mostrado que o método é mais eficaz porque ajuda a perder mais peso e em menos tempo.

Sendo que uma pessoa que faz low carb consegue perder 2 a 3 vezes mais peso, sem passar fome.

O que acontece no nosso corpo é que, quando consumimos carboidratos, esses se transformam em glicose que será usada pelas nossas células para que elas consigam obter energia para nossas atividades diárias.

Se existe excesso de glicose no nosso corpo, ela acaba sendo estocada em forma de gordura. Para que nosso organismo consiga queimar essa gordura extra é necessária à ação de um hormônio chamado “glucagon”.

Caso a sua dieta seja rica em alimentos com alto índice glicêmico (como arroz, macarrão, pão, etc.) você sofrerá com muitos picos de insulina, fazendo com que o glucagon acabe não sendo liberado.

Sem esse hormônio, a gordura estocada não é queimada e você não emagrece.

Assim, quando você reduz a quantidade de carboidratos e passa a consumir os que têm maior índice glicêmico, seu corpo passa a produzir menos insulina e mais glucagon, levando ao emagrecimento.

Veja o que diz o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes Oswaldo Cruz, sobre os benefícios desta dieta, mas também o cuidado que devemos ter, clicando aqui.

Quais os outros benefícios da dieta low carb?

Além da redução de peso, como dissemos, a low carb ainda possui vários outros benefícios para a sua saúde, como:

  • redução do nível de triglicerídeos no sangue, diminuindo os riscos para doenças cardíacas;
  • melhora nos níveis do HDL (“colesterol bom”) que também diminui os riscos para doenças cardíacas;
  • redução dos níveis de glicose e insulina no sangue, diminuindo as chances de desenvolvimento da resistência à insulina e da síndrome metabólica;
  • redução da pressão alta;
  • redução das chances de desenvolvimento de diabetes.

Como começar uma dieta low carb?

Dieta Low Carb

Se você achou o método interessante e quer começar a fazê-lo, é sempre recomendável primeiro realizar alguns exames de rotina a fim de garantir que a sua saúde está em dia.

Depois, você precisará definir quanto de carboidrato poderá ingerir diariamente. O ideal é que um nutricionista faça esse ajuste para você. Veja algumas faixas mais usadas:

  • 100-150 gramas por dia: essa é uma faixa moderada de consumo e não costuma ser considerada uma dieta low carb, mas é bastante adequada para pessoas fisicamente ativas e saudáveis, que não desejam perder muito peso.
  • 50-100 gramas por dia: essa é considerada uma faixa ótima para a perda de peso e ainda é possível manter um pouco de carboidrato por dia, não sendo muito difícil a sua adaptação.
  • 20-50 gramas por dia: é a melhor escolha para quem precisa emagrecer rápido e já está sofrendo com a obesidade ou a diabetes.

Em seguida, comece a montar os seus cardápios, sempre priorizando os alimentos naturais (que não são processados pela indústria) e que tenham poucos carboidratos.

A base da sua alimentação será composta por carnes, vegetais e as gorduras naturais como o azeite, a manteiga, os ovos, os queijos, as frutas low carb, as castanhas e as nozes.

O principal é evitar o açúcar (refinado, mascavo, de coco, mel, entre outros), os grãos (principalmente o trigo), as bebidas zero ou light, as comidas processadas e os vegetais ricos em amido, como a batata, a batata doce, a mandioca, o inhame, entre outros.

Saiba tudo sobre a dieta low carb!

Neste vídeo você vai saber tudo sobre a dieta low carb, os benefícios, como fazer e aletas.

E, então, ficou mais fácil começar uma dieta low carb com essas informações?

Se quiser conhecer outros tipos de dietas, veja outros artigos clicando aqui!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 1 Média de: 5]

Anúncios