Anúncios

Dieta do Ovo: Emagreça 2kg ou Mais Em Uma Semana!

Anúncios
Anúncios

Se há algum tempo o ovo era considerado o vilão da boa forma, hoje essa ideia mudou e a dieta do ovo tem ganhado inúmeros adeptos.

A notícia de que o ovo não é mais inimigo de quem quer emagrecer foi confirmada por inúmeros estudos ao redor do mundo, com destaque para o realizado na Wane State University, em Michigan, nos Estados Unidos.

O estudo mostrou que enriquecer o café da manhã com o ovo já é capaz de deixá-lo com menos fome nas refeições seguintes e, claro, fazer com que você consuma menos calorias até o final do dia, conseguindo assim emagrecer.

Os especialistas dizem que é possível emagrecer até 2 kg (ou mais) em só uma semana. Quer saber mais sobre a dieta do ovo? Continue a leitura!

Dieta do Ovo

Dieta do ovo: como fazer?

A dieta do ovo tem atraído cada vez mais adeptos e um dos motivos para isso, além dos seus resultados, é a facilidade de colocá-la em prática, afinal não existe nenhum cardápio rígido que você precisará cumprir.

Contudo, é importante ficar atento a algumas premissas como:

  • tentar consumir os ovos sem sal, já que o sódio poderá facilitar a sua retenção de líquidos e evitar o seu emagrecimento;
  • buscar aliar a dieta do ovo com hábitos saudáveis, já que apenas adicionar o ovo ao seu cardápio poderá não trazer nenhum resultado no seu emagrecimento, apenas colaborar com calorias extras;
  • existem momentos mais favoráveis em que o ovo poderá ser incluído na sua alimentação, como no pós-treino quando existe o que chamamos de “janela de oportunidade”, o que garantirá a recuperação muscular e a síntese proteica, favorecendo o ganho de massa e a queima de calorias.

Dieta do Ovo

Existem algumas variações da dieta do ovo e você poderá adaptar àquela que mais lhe agrade. Veja as mais usadas:

1 – Dieta do ovo cozido

Essa é a mais popular e a mais fácil de ser feita, já que o ovo cozido é um item bem fácil e prático de preparar e a maioria das pessoas gosta. A ideia é incluir o ovo cozido várias vezes durante o seu dia.

Você poderá, por exemplo, consumir 2 ovos cozidos no café da manhã (podendo acompanhá-lo de 1 fatia de pão integral) e consumir 1 ovo cozido meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar.

Também é possível colocar o ovo cozido nessas duas refeições, para isso substitua a carne ou a proteína que você está habituado.

2 – Dieta do ovo cozido e da batata doce

É uma variação da dieta acima, porém com a inclusão da batata doce, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico, capaz de garantir a sua saciedade por mais tempo e evitar os picos de insulina (que podem lhe dar àquela sensação de fome, mesmo após ter acabado de comer).

Você poderá consumir os 2 ovos cozidos do café da manhã junto de uma batata doce pequena cozida. Nos lanches entre as refeições, tome sucos de frutas cítricas, como laranja ou limão.

À tarde é possível inserir novamente a batata doce, acompanhada de 3 ovos cozidos. O jantar precisa ser mais leve e pode ser feito com salada de legumes e de alface, por exemplo.

3 – Dieta da clara do ovo

No café da manhã, ao invés dos ovos cozidos, você consumirá apenas as claras dos ovos junto de um suco de frutas. Já nos intervalos entre as refeições, você deverá consumir, pelo menos, mais uma clara cozida.

Nas demais refeições é preciso buscar uma alimentação balanceada, evitando frituras, doces, refrigerantes e outros.

Por que a dieta do ovo funciona?

Dieta do Ovo

O ovo é uma ótima fonte de proteína, que contém aminoácidos essenciais. Estes possuem uma estrutura mais complexa, o que demanda mais tempo para a digestão e, por consequência, nos mantêm saciados por mais tempo.

Se você não sabe se é melhor seguir a dieta da clara do ovo ou do ovo cozido saiba que, para a ciência, não existe diferença, já que ambas as partes (clara e gema) são nutritivas.

A gema é rica em gorduras monoinsaturadas e em ômega 3, além de ajudar a manter controlado os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de “atacar a geladeira” entre as refeições.

Já a clara é rica em leucina, um aminoácido que evita a perda da massa magra e compõe o BCAA, um conhecido suplemento nutricional usado por esportistas antes e depois do treino. Ou seja, consumir, no mínimo, 1 ovo cozido por dia já permitirá que você consiga emagrecer, sem ficar flácida.

Embora muitas pessoas ainda acreditem que o ovo possa aumentar os níveis de colesterol ruim, as novas pesquisas têm apontado que não existe relação entre o colesterol presente no ovo e o aumento das taxas de gordura nociva no organismo.

Mas, se você já tem problemas de colesterol alto é bom não exagerar, preferindo consumir apenas 1 ovo cozido no café da manhã.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios do ovo no INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos – foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde.

Cardápio para a dieta do ovo

Como dissemos, a dieta do ovo não tem nenhum cardápio específico, mas se você tem dificuldades de seguir dietas sem a orientação do que comer, pode usar essa ideia de referência:

Café da manhã

  • 1 copo de suco de laranja sem açúcar
  • 1 ovo cozido com pão ou torrada integral
  • 1 taça de gelatina diet ou 8 morangos ou 1 taça de fruta picada com iogurte desnatado

Lanche da manhã

  • 1 pera (ou outra fruta que você goste) ou 1 barrinha de cereais light ou 2 cookies pequenos light

Almoço

  • 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes
  • 2 colheres de sopa de arroz integral
  • 1 colher de sopa de feijão
  • 1 filé médio de peixe grelhado ou 1 pedaço médio de frango assado ou 1 bife médio grelhado

Lanche da tarde

  • 1 iogurte light com 1 torrada com geleia light ou 1 iogurte com castanhas

Jantar

  • 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes
  • 2 ovos cozidos
  • 8 morangos ou gelatina light de sobremesa

Veja abaixo o vídeo que separamos para você, sobre os benefícios do ovo para sua saúde!

Nele você vai ver como consumir ovos faz bem a sua saúde não só para sua dieta, e tem receitas também.

E, então, gostou de saber mais sobre a dieta do ovo? Pensa em começar a segui-la?

Também temos outros artigos sobre dietas, que você pode acessá-los, clicando aqui!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 2 Média de: 5]
Anúncios