Anúncios

Comida de Festa Junina: 25 Quitutes Que Não Podem Faltar no Seu Arraiá!

Anúncios
Anúncios

Mês de junho se aproximando e muitas pessoas já estão planejando o que vão servir de comida de Festa Junina. Afinal, nenhum arraiá estará perfeito sem os pratos e quitutes típicos.

Doces, salgados e muitas bebidas são essenciais para agitar as noites de São João, São Pedro e Santo Antônio. E apesar de várias receitas dessa época serem bastante conhecidas, muitas pessoas têm dúvidas na hora de definir o cardápio.

Esse é o seu caso? Veja 25 quitutes imperdíveis que precisam estar entre os itens servidos aos seus convidados!

Ah e não deixe de ver até o final, pois lá tem um vídeo com mais ideias de comida de Festa Junina, e com receitas, você vai adorar.

1 – Pamonha de colher

A pamonha é uma comida de festa junina bastante típica e que pode ser servida doce ou salgada.

Para fazer essa receita use: 3 latas de milho, 200 ml de leite, 6 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de manteiga, 1 pitada de sal e canela a gosto.

Bata no liquidificador, o milho com o leite e coe a mistura usando uma peneira. Adicione o restante dos ingredientes e bata de novo no liquidificador. Cozinhe o creme em fogo médio até engrossar (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar e distribua em potinhos. Leve para gelar. Polvilhe canela e sirva.

2 – Bolo de milho

Além da pamonha, outra comida de festa junina com o milho bastante típica é o bolo. Para fazer essa receita, use: 3 ovos grandes, 1 lata de leite condensado, 1 lata de milho escorrida, 100 g de coco ralado, 1 colher de sopa de manteiga amolecida e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Bata no liquidificador, os ovos e o leite condensado até ficar esbranquiçado. Junte o milho e bata até triturar. Adicione a manteiga, o coco ralado e o fermento em pó.

Despeje em uma forma de bolo inglês ou de buraco no meio untada e leve em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos. Se quiser, substitua a farinha na hora de untar por uma mistura de açúcar e canela.

Anúncios

3 – Arroz doce cremoso

O arroz doce também é um prato típico que pode ser servido em porções individuais. Para essa receita, use: 1 xícara e ½ de arroz, 2 xícaras e ½ de água, 5 xícaras de leite, 2 colheres de baunilha, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e canela em pó ou em lascas.

Coloque a água, o arroz e a canela e deixe ferver até a água secar. Adicione o leite, o açúcar e o leite condensado, mexendo sempre. Deixe ferver por 15 minutos. Coloque o creme de leite e mexa.

Deixe ferver por mais 5 minutos e está pronto. Polvilhe canela e sirva frio ou quente em potinhos individuais.

4 – Paçoca de colher

Impossível falar de comida de festa junina sem lembrar da paçoca, não é? Essa versão é super gostosa e muito bacana para ser servida em potinhos individuais.

Para fazer, separe: 500 g de amendoim sem pele tostado, 1 lata de leite condensado, 1 e ½ xicara de chá de leite, 1 colher de sopa de manteiga, 1 lata de creme de leite sem soro e amendoim moído para decorar.

Pique o amendoim grosseiramente. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a manteiga. Cozinhe em fogo brando mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e misture o amendoim e o creme de leite. Distribua em copinhos e decore com o amendoim moído.

5 – Caldinho de feijão

Os pratos salgados também fazem muito sucesso, como esse delicioso caldinho de feijão. Ele é feito com: 1 xícara de bacon, 2 xícaras de feijão preto, 1 colher de chá de cebola ralada, 1 colher de chá de alho picado, crispy de torresmo, cebolinha picada, 1 folha de louro, ½ xícara de carne seca, 6 xícaras de água e sal e pimenta a gosto.

Cozinhe o feijão lavado por 20 minutos na pressão junto com a carne seca e a folha de louro. Reserve. Refogue o alho com o bacon e reserve. Aproveite o óleo e refogue a cebola.

Retire a folha de louro do feijão cozido e junte todos os ingredientes no liquidificador. Bata por 30 segundos.
Leve o caldinho ao fogo e tempere com sal e pimenta. Sirva com crispy de torresmo ou bacon e cebolinha picada.

Moldes de Feltro Grátis

Receba direto no seu e-mail!

6 – Quentão

O quentão é uma bebida muito apreciada nos dias frios de junho e faz parte da tradição das festas juninas.

Essa receita é feita com: 50g de gengibre em pedaços, 500g de açúcar, 1 maçã cortada em pedaços, 1 garrafa de cachaça, cascas de 1 limão, 600 ml de água, cascas de 2 laranjas e canela em pau ou cravo da índia a gosto.

Coloque as cascas de laranja e limão junto do açúcar, do gengibre, do cravo e da canela em uma panela grande. Assim que o açúcar começar a derreter, acrescente a água e a cachaça. Cozinhe por 20 min em fogo médio. Coe e adicione a maçã picada. Mantenha em fogo baixo e sirva quentinho.

Anúncios

7 – Chocolate quente

Prefere servir algo não alcoólico? O chocolate quente sempre faz sucesso com adultos e crianças.

A receita usa: 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de amido de milho e canela em pó para polvilhar.

Bata todos os ingredientes (menos a canela) no liquidificador. Leve ao fogo médio até ferver e engrossar. Sirva em xícaras e polvilhe a canela por cima.

8 – Cocada de leite condensado

Para fazer essa cocada, separe: 1 lata de leite condensado, a mesma medida de açúcar, 1 colher de sopa de margarina com sal e 100 g de coco ralado sem açúcar.

Em uma panela, junte o leite condensado, o açúcar, a manteiga e o coco ralado. Misture tudo e leve ao fogo baixo.

Mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela. Despeje em uma forma untada. Aguarde esfriar completamente fora da geladeira. Corte no formato que desejar e sirva.

9 – Doce de abóbora com coco

O doce de abóbora também é uma comida de festa junina bastante típica em alguns estados. Para fazer, use: 1 kg de abóbora moranga, 2 xícaras de chá de água, leite a gosto, 1 xícara de chá de açúcar, 200g de coco ralado, cravo da índia e canela a gosto.

Em uma panela de pressão, coloque a água e a abóbora com a casca para baixo. Cozinhe por 15 minutos na pressão. Deixe descansar. No liquidificador, adicione o leite (o quanto der para bater) e a abóbora e bata um pouco.

Adicione o açúcar, o coco e misture bem com a colher. Deixe esfriar e leve à geladeira.

10 – Pipoca com leite Ninho

Que tal deixar a pipoca doce tradicional com um gostinho diferenciado e surpreender seus convidados?

Para a receita, separe: 1 xícara de chá de milho de pipoca, ½ xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de água e 1 xícara de chá de leite Ninho.

Em uma panela grande coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca e mexa bem. Leve para cozinhar, sempre mexendo bem, até começar a estourar. Abaixe o fogo e mexa de vez em quando sacudindo a panela. A pipoca ficará “caramelizada” por causa da calda de açúcar. Espere esfriar e sirva.

Anúncios

11 – Cachorro quente

Montar um cachorro quente delicioso não tem muito segredo, não é mesmo? Mas esse lanche faz sucesso nas festas juninas.

Uma receita simples leva: ½ kg de salsicha, 1 lata de extrato de tomate, 1 cebola, 1 colher de azeite, pão de cachorro quente, maionese, catchup, mostarda e batata palha.

Pique a cebola e a salsicha (caso queira). Coloque o azeite em uma panela e deixe fritar a cebola. Adicione a salsicha, o extrato de tomate e um pouco de água. Deixe cozinhar por 2 minutos e adicione sal a gosto. Depois é só montar o cachorro quente.

12 – Dadinhos de tapioca com queijo coalho

Para fazer essa receita, você vai precisar de: 1 e ¼ xícara de chá de tapioca granulada, 250g de queijo coalho, 500 ml de leite, 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta branca.

Forre uma assadeira com filme plástico. Em uma tigela grande rale o queijo coalho, junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta. Leve o leite para ferver e misture à tigela de tapioca, mexendo bem e evitando que forme grumos. Não deixe endurecer muito.

Transfira a mistura para a assadeira e espalhe com uma colher. Leve à geladeira por 3 horas. Pré-aqueça o forno e transfira a massa para uma tábua, retirando o papel filme. Corte tiras de 2cm de espessura e depois em cubos. Leve para assar por 40 min ou frite em óleo quente.

Riscos para Pintura Grátis

Prontos para Você imprimir

13 – Curau de milho

Para fazer esse curau, use: 10 espigas de milho frescas, 1 litro de leite, 2 e ½ xicaras de açúcar e canela em pau e em pó para enfeitar.

Com o milho limpo, corte os grãos. Aos poucos, vá colocando o milho e 2 xícaras de leite. Bata o suficiente para o milho desmanchar. Em uma panela, coe o milho batido e reserve o sumo em uma vasilha.

Acrescente o restante do leite na panela, coloque o sumo separado, o açúcar, 1 pitada de sal e mexa até engrossar. Quando ficar grossinho, coloque nas vasilhas, decore com canela e sirva.

14 – Maria Mole

Outra comida de festa junina bem rápida de fazer, mas que os convidados adoram, é a Maria Mole.

A receita leva: 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor, 1 caixinha de creme de leite, 1 lata de leite condensado e 1 xícara de chá de coco fresco ralado.

Junte 5 colheres de sopa de água fria à gelatina e leve ao fogo em banho-maria para derreter. Junte o creme de leite e o leite condensado e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Coloque em um refratário e leve à geladeira por 3 horas. Passe coco ralado e sirva.

Anúncios

15 – Bolo de fubá com goiabada

Para essa receita, você vai usar: 1 ovo, 1 copo americano de leite, 1 copo americano de fubá, 1 copo americano de açúcar, ½ copo americano de óleo, 1 copo americano de farinha de trigo, 1 colher de fermento em pó, goiabada em pedaços e erva-doce a gosto.

Misture no liquidificador, o ovo, o leite, o açúcar, o óleo e o fubá e bata bem. Despeje a mistura em uma tigela e misture a farinha de trigo e o fermento.

Coloque a massa em uma forma untada e acrescente uma camada de goiabada. Repita o processo até encher toda a forma. Leve para assar em forno médio preaquecido por 40 minutos.

16 -Queijadinha cremosa

Use: 1 lata de leite condensado, 1/2 lata de leite, 100 g de coco seco ralado, 3 ovos, 100 g de manteiga, 1 xícara (chá) de açúcar, 50 g de queijo parmesão ralado e 2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Bata os ovos com um fouet para misturá-los. Adicione o leite condensado, o leite, a manteiga, a farinha de trigo, o açúcar e o queijo. Bata bem os ingredientes. Acrescente o coco ralado aos poucos, mexendo bem a massa até que ela fique homogênea. Coloque forminhas de papel dentro de forminhas de alumínio do mesmo tamanho e distribua em uma assadeira.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C. Deixe as queijadinhas assarem por aproximadamente 40 minutos. O ponto certo é quando a massa começar a dourar.

17 – Bolo de fubá cremoso

Para fazer, separe: 4 xícaras de chá de leite, 3 ovos, 3 colheres de sopa de margarina, 2 xícaras de chá de açúcar, 50g de parmesão ralado, 1 xícara de chá de coco ralado, 1 xícara de chá de fubá, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Coloque o leite, os ovos, a margarina, o açúcar e o queijo no liquidificador e bata por 5 minutos. Acrescente o fubá, a farinha e coco ralado e bata até se incorporarem. Por último, misture o fermento.

Leve para assar em uma forma retangular de 30×20 cm por aproximadamente 45 minutos.

18 – Caldinho de mandioca

Para essa receita, use: 3 xícaras (chá) de mandioca em pedaços, 4 xícaras (chá) de água, 1 cubo de caldo de carne-seca, 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 cebola em cubos, 1 xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada, 1 tomate sem sementes em cubos, 5 colheres (sopa) de Catupiry, Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto.

Coloque a mandioca em uma panela de pressão com a água e o caldo de carne-seca. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Retire os filamentos da mandioca e bata no liquidificador com a água do cozimento até obter um creme.

Aqueça uma panela com o óleo e a manteiga, em fogo baixo, e refogue a cebola por 5 minutos ou até dourar. Acrescente a carne, o tomate e refogue por 3 minutos. Despeje o creme de mandioca, o Catupiry, sal, pimenta e cozinhe até levantar fervura. Desligue, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Anúncios

19 – Vinho quente

As bebidas quentes também são essenciais em qualquer festa junina. Esse vinho quente leva: 1kg de açúcar, 2 litros de suco de abacaxi, 6 maçãs picadas, 1 abacaxi picado, 5 litros de vinho tinto, 20 cravos e 10 paus de canela.

Em uma panela grande, coloque o açúcar e leve ao fogo. Vá mexendo até caramelizar. Em seguida, coloque o suco de abacaxi, o cravo e a canela.

Deixe aquecer bem, coloque as frutas e o vinho. Quando estiver quente, diminua o fogo, tampe e deixe abafar por 10 minutos.

Participe deste Sorteio!

Imagine que ótimo seria ter a Máquina de Costura que sempre SONHOU aí na sua casa?

20 – Amendoim doce

Use: 500g de amendoim, 1 xícara de chá de água, 1 e ½ xícara de chá de açúcar refinado e 1 colher de chá de canela em pó.

Coloque todos os ingredientes em uma panela de borda alta e leve ao fogo alto mexendo sempre para não queimar o açúcar no fundo. A calda começa bem líquida e logo começa a engrossar, abaixe o fogo e continue mexendo vigorosamente até começar açucarar e o amendoim desprender do fundo da panela.

Transfira o amendoim para uma assadeira e espalhe bem para secar, quando estiver frio quebre os pedaços maiores.

21 – Canjica doce

Você vai usar para essa comida de festa junina: 1 pacote (500g) de canjica, 2 vidros grandes de leite de coco, 2 latas de leite condensado e 1 pacote de coco ralado fresco.

Lave a canjica e deixe de molho na véspera. No dia seguinte, coloque-a na pressão com 4 dedos de água acima e cozinhe por 40 minutos. Depois de cozida, escorra a água.

Em uma panela, coloque o leite de coco, o leite condensado, a canjica e o coco. Mexa em fogo baixo até esquentar. Sirva quentinha.

22 – Espiga de milho cozida

Essa é uma receita super simples de comida de festa junina. Basta colocar água em uma panela grande e esperar até ferver. Na sequência, adicione ½ colher de sopa de sal e coloque as espigas para cozinhar.

Deixe por cerca de 30 minutos em fogo médio até que os grãos fiquem macios. Retire as espigas da panela, escorra bem a água e transfira para uma vasilha.

Você pode servir as espigas assim, com manteiga, com páprica-doce ou como preferir.

Anúncios

23 – Pinhão

Outra receitinha bem simples. Você vai usar: 30 pinhões cozidos e descascados, 1 colher de sopa de manteiga e sal a gosto.

No fogo médio, derreta a manteiga em uma frigideira e adicione os pinhões. Se eles estiverem frios, deixe-os esquentarem mexendo sempre.

Quando todos estiverem cobertos de manteiga, é só servir.

24 – Batata doce assada

A batata doce é um item típico das festas juninas e também pode ser servida com alho e páprica. Você vai precisar de: 3 batatas doce, 1 dente de alho, 1 colher de chá de páprica doce, 1 colher de chá de páprica picante, 3 colheres de sopa de azeite e sal a gosto.

Pré-aqueça o forno. Descasque e pique o alho, transfira para uma tigela e misture bem o azeite e as pápricas.
Descasque e corte as batatas em cubos médios. Transfira para a tigela do azeite e misture bem.

Espalhe as batatas na assadeira, tempere com sal e deixe assar por 30 minutos (ou até dourarem). Na metade do tempo, vire para que assem por igual.

25 – Suco de milho

Use: 3 espigas de milho verde, 5 xícaras de chá de leite e 1 xícara de chá de açúcar. Retire os grãos da espiga, coloque 2 xícaras de leite para gelar. Coloque os grãos de milho no liquidificador e bata com 3 xícaras de leite.

Despeje a mistura em uma peneira. Coloque o suco peneirado em uma panela, acrescente o açúcar. Leve ao fogo e mexa bem até levantar fervura e engrossar. Coloque em uma tigela e cubra com papel filme.

Quando ficar em temperatura ambiente, leve ao liquidificador e adicione as 2 xícaras de leite geladas. Sirva em seguida ou leve para gelar.

Veja mais ideias de comida de festa junina com receitas!

Ainda está em dúvida do que fazer para usa festa? Então veja mais algumas receitas de quitutes e deixe sua vesta deliciosa.

Gostou das nossas dicas de comida de festa junina?

Quer saber mais sobre decoração de festas, então não deixe de conferir nossos outros artigos clicando aqui!

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 13 Média de: 4.9]