Anúncios

10 cachoeiras brasileiras de tirar o fôlego, que você tem que conhecer!

É fã de cachoeiras e adora destinos com uma natureza exuberante? O Brasil possui muitas opções para desfrutar de um contato mais próximo com a natureza, com áreas ainda bastante preservadas e muita emoção.

Anúncios

Além disso, ainda dizem que as cachoeiras possuem a capacidade de purificar as energias. Verdade ou não, todo mundo concorda que um banho nessas águas ajuda muito a relaxar e a esquecer os problemas e a correria do dia a dia.

Se você está planejando a sua próxima viagem e quer incluir um destino com mais natureza, então confira essas 10 dicas de cachoeiras brasileiras que você precisa incluir no seu roteiro.

1 – Serra do Cipó, Minas Gerais

Em 1950, a Serra do Cipó era conhecida como o “Jardim do Brasil” e isso não é por acaso, já que esse é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta.

Lá você encontrará inúmeras cachoeiras, além de rios, cavernas, cânions e muita beleza natural.

As principais cachoeiras são: Cachoeira Grande, Cachoeira Farofa, Cachoeira Véu da noiva, Cachoeira Congonha de Cima, Cachoeira do Gavião e Cachoeiras da Serra Morena (da imagem acima).

2 – Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina (BA)

A Cachoeira do Buracão é um dos destinos mais buscados por quem é fã de ecoturismo. Localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, ela possui aproximadamente 80 metros de queda.

O acesso é fácil através de uma trilha bem tranquila em que você poderá se banhar nas outras cachoeiras, como a das Orquídeas.

Você poderá chegar ao Buracão atravessando uma ponte de madeira com cerca de 100 metros ou atravessando os paredões de cânions.

3 – Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu (PR)

A cascata mais famosa do Brasil, localizada na divisa entre o Paraná e a província argentina de Missiones, não poderia estar fora da nossa lista.

As Cataratas do Iguaçu formam um conjunto com quase 275 metros de quedas de água no Rio Iguaçu e estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu.

Certamente uma visita que você não pode deixar de incluir na sua lista.

4 – Estância Mimosa, Bonito (MS)

Bonito é um dos locais mais conhecidos do país pela exuberância da sua natureza, com a famosa gruta azul e muitas cachoeiras de tirar o folego.

A mais visitada é queda do Rio Mimoso, com possibilidade de 7 banhos diferentes – organizados por diversas agências.

Além dessa, você também pode visitar a Boca da Onça, com 156 metros – que é a mais alta de toda a região.

5 – Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro (MG)

Minas Gerais é a terra das cachoeiras e, com 273 metros, essa é a mais alta do estado e a terceira mais alta do país.

Ela fica localizada em Conceição do Mato Dentro, a cerca de 180 km de Belo Horizonte. O acesso, embora não seja muito tortuoso, exige disposição, já que a trilha dura aproximadamente 1h30.

Mas todo o esforço vale a pena, porque além da queda gigantesca, o local ainda possui um poço para um banho refrescante.

6 – Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros (GO)

O caminho é longo, mas a vista compensa, já que a Santa Bárbara é a segunda cachoeira mais visitada de toda a América Latina.

Localizada em Cavalcante, a cerca de 120km de Alto Paraíso, você terá de percorrer alguns quilômetros de carro e passar por estradas de terra e riachos.

Além disso, você precisará de um guia para chegar à cachoeira e o cenário que irá encontrar é maravilhoso, com água clara e muita natureza!

7 – São Romão, Carolina (MA)

A cidade de Carolina, no sul do Maranhão, é famosa por suas belas cachoeiras.

A cachoeira de São Romão fica a 70 km da cidade e seu acesso é um pouco mais difícil, necessitando de um carro 4×4.

Mas o resultado compensa, com uma vista maravilhosa dessa linda queda do Rio Farinha, afluente do Tocantins.

8 – Cachoeira dos Garcia, Aiuruoca (MG)

Localizada no Sul de Minas Gerais, essa cachoeira possui cerca de 30 metros de queda e acaba em um poço ótimo para o banho.

O acesso acontece por uma estrada de terra e é mais aconselhável a visita fora do período das chuvas (que acontece entre dezembro e fevereiro).

Além da cachoeira dos Garcia, o local ainda possui outras atrações como as quedas do vale do Matutu.

9 – Casca D’Anta, Serra da Canastra (MG)

A Casca D’Anta fica no Parque Nacional da Canastra, criado em 1972 para proteger o Rio São Francisco e ela é a maior queda do parque, com 186 metros de queda descendo por uma parede de rocha com cerca de 340 metros de altura.

O acesso mais usado é pela cidade de São Roque de Minas, que fica a apenas 8 km da principal portaria do parque.

10 – Cachoeira do Frade, Ubirajara (CE)

O Parque Nacional do Ubirajara fica no interior do Ceará e tem atraído a atenção de muitos turistas.

Isso acontece devido ao grande número de atrações que ele possui para os fãs de ecoturismo, sendo que a Cachoeira do Frade é a mais buscada.

E, então, gostou das nossas dicas?

Já conhecia alguma dessas cachoeiras ou pensa em incluí-las no seu próximo passeio?

Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos em suas redes sociais!

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 3 Média de: 5]

Anúncios

No Responses

  1. Tudo Especial
  2. Anônimo
  3. Anônimo