Anúncios

10 animais de estimação e suas características!

Anúncios
Anúncios

Está pensando em comprar um animal de estimação, mas não sabe qual é o mais indicado para você? Tem medo de escolher um bichinho que tenha hábitos e exigências as quais você não conseguirá suprir?

Escolher o animal de estimação é um passo importante e que deve ser bem pensado e planejado, para que você e a sua família possam acolher adequadamente o novo membro, lhe dando o amor e o suporte necessário para o seu pleno desenvolvimento.

Antes de escolher por aquele mais “fofinho” ou que esteja “na moda”, confira as características de cada um e veja se eles podem ser incluídos na sua rotina.

1 – Cachorro

É o animal de estimação mais comum e são bastante companheiros. Eles são indicados para quem possui tempo e dedicação, já que são muito brincalhões e afetivos.

A personalidade do cão pode variar de acordo com a raça, por isso avalie antes se o grau de atividade do cachorro é ideal para a sua rotina e também pense no tamanho dele (após adulto) para a sua casa.

Não se esqueça que os cachorros necessitam de passeios diários, alimentação de 2 a 3 vezes por dia, banhos quinzenais e treinamentos.

2 – Cão de guarda

É ideal para quem precisa de um animal que cuide da casa, promovendo companhia e proteção, principalmente para famílias que moram em casas grandes e com bastante espaço.

O adestramento é muito indicado para esses cães, mas apesar de fazerem a guarda eles também necessitam de carinho e atenção.

Você terá de se preocupar com a alimentação correta e com os exercícios do seu cão de guarda, já que algumas raças (como o Fila e o Rottweiler) podem ficar ansiosas quando não se exercitam.

3 – Gato

Os gatos são divertidos e independentes e, por isso, muito indicados para quem mora em locais menores, ou não costuma passar muito tempo em casa – já que os bichanos podem passar um tempo maior sem a companhia do dono.

Em geral, eles também demandam menos energia do dono do que um cachorro. Mas, você terá que dispor de um cantinho para ele com caixa de areia, alimentação duas vezes ao dia e arranhadores e brinquedos.

Se você gosta de viajar com seu pet, talvez o gato não seja a melhor opção, já que pode ser mais difícil leva-lo na coleira, por exemplo.

4 – Hamster

O hamster é um animal bem fofo e que não faz nenhum tipo de bagunça pela casa, por isso ele é indicado para quem não tem muito tempo ou espaço.

Geralmente, o hamster ficará em uma gaiola e pode ser uma boa opção para as crianças menores que poderão observar o bichinho sem ter tanta responsabilidade no tratamento deles.

Para ter um hamster – além da gaiola-, você precisará de comida e de garantir que o espaço seja limpo, pelo menos, 2 vezes por semana. Também não é indicado que ele fique sozinho por mais de 2 dias.

5 – Aves

Dependendo da espécie poderá haver maior ou menor interação. Elas são indicadas para idosos e crianças que estão em busca do primeiro animal de estimação.

Além disso, é preciso que a sua casa tenha espaço para uma gaiola grande e lembre-se que as aves (mesmo as que ficam no dedo) não gostam de interagir o dia todo – por isso, pense duas vezes caso você queira um animalzinho para ficar no colo e fazendo carinho.

Você precisará limpar a gaiola diretamente, além de oferecer uma alimentação balanceada. Se a ave for ficar sozinha o dia todo, pense em ter um casal – assim eles não se sentirão tão solitários.

6 – Furão

Divertido, o furão costuma interagir bastante e é indicado para quem busca por um animal mais brincalhão e engraçado – mesmo que você more em um local pequeno.

Saiba que o furão não costuma ficar no colo por muito tempo, mas é bastante inteligente e capaz de aprender novos truques e de passear na coleira.

Você irá precisar alimentá-lo diariamente, além de dar carinho e atenção (já que eles são bem ativos). Por isso, pense bem caso você não tenha muito tempo suficiente ou disposição para as brincadeiras.

7 – Porquinho da Índia

Esse roedor é bastante sociável e a sua alimentação é baseada em vegetais e rações específicas.

Para ter um desses, você irá precisar de uma gaiola com espaço, que o permita correr e saltar, além de ter uma decoração estimulante para que ele possa se exercitar.

Eles adoram receber carinho e podem até dormir no seu colo, caso se sintam seguros. Também costumam responder ao chamado, por isso é importante que você tenha tempo para fazer companhia a ele.

8 – Peixe de água doce

Eles são ótimos para quem mora sozinho ou não quer ter muita bagunça pela casa, já que exigem uma manutenção menor e não ocupam espaço.
Os peixes também podem ser o primeiro pet da criança, de forma a estimular nela o senso de responsabilidade e cuidado que um bichinho requer.

Como eles não promovem muita interação, não são indicados para quem quer ter um animalzinho para ficar no colo e brincar.

9 – Tartarugas

De espécies variadas, as tartarugas costumam ter vida longa, mas não demandam muitos cuidados.

Por isso são indicadas para famílias com casas grandes e jardins, mas que não querem ter muita preocupação com o animal de estimação. Em geral, elas podem conviver bem com outros animais comportados.

Não opte pela tartaruga se você não tem um futuro próximo planejado, já que a média de vida desse animal é de 50 anos e por isso não podem ser compradas por impulso.

10 – Coelho

Geralmente são animais com hábitos noturnos, mas que costumam se adaptar bem a rotina dos seus donos.

Eles são muito curiosos e territoriais, por isso pode ser necessário adestra-los para que eles aprendam onde fazer as suas necessidades e a não serem agressivos.

Você irá precisar de espaço para a gaiola e também um ambiente onde ele possa brincar, além de oferecer alimentação adequada e companhia.

E, então, gostou de saber das características desses 10 animais de estimação? Já sabe qual será o próximo membro da família?

Você gostou deste conteúdo? A sua opinião é muito importante!
[Total: 1 Média de: 5]

No Responses

  1. Tudo Especial
  2. Anônimo
  3. Anônimo
  4. Anônimo
  5. Anônimo
Anúncios